Home - Convergência Digital

MCTIC assume compromisso de coordenar mutirão por mão de obra qualificada para TICs

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo e Pedro Costa - 24/04/2019

Com mão de obra qualificada disponível e políticas públicas sustentáveis, a iniciativa privada, capitaneada pelas associadas da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação - Brasscom, promete dobrar a participação no Produto Interno Bruto (PIB) de TICs  de 6% para 12%, em seis anos.

Durante a sua participação no Brasscom TecFórum, que acontece nesta quarta-feira, 24/04, em Brasília, o secretário-executivo do Ministério da Ciência,Tecnologia, Inovação e Comunicações, Júlio Semeghini, assumiu o compromisso de, em 30 dias, realizar uma reunião, com a participação do Ministério da Educação para fomentar ações efetivas para efetivar a capacitação de jovens para a área de Tecnologia. A iniciativa privada prevê criar pelo menos 300 mil novos empregos até 2024.

"Há várias pessoas sendo formadas pelos cursos técnicos e por univeridades que estão tendo de se adequar ao mercado. Precisamos preparar esses profissionais. Nós precisamos fazer a economia crescer. E gerar mais emprego. O MCTIC assumiu a coordenação desse projeto no governo federal e negociar com os Estados", afirmou Semeghini. Questionado sobre recursos para acelerar o projeto, o secretário-executivo do MCTIC, diz que a intenção é fazer parcerias e usar os recursos já existentes. Assistam a entrevista com Júlio Semeghini.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

04/09/2019
Existem mais de 2 mil vagas abertas para DevOps no Brasil

02/09/2019
Vitimização é um hábito ruim da mulher no mercado de trabalho

02/09/2019
Audima cria ferramenta para levar conteúdo aos analfabetos digitais

30/08/2019
Governo: LGPD vai reavaliar o uso e o tratamento de dados

30/08/2019
LGPD: 'Invistam o máximo possível capacitação", aconselha especialista

29/08/2019
RNP vai abrir edital para credenciar fornecedores de IaaS

28/08/2019
LGPD: multa vai doer apenas no bolso de empresa brasileira

28/08/2019
Mulher erra muito ao não fazer networking profissional

28/08/2019
CAIS RNP monta estratégia para adequar instituições de ensino à LGPD

27/08/2019
Nas favelas, há jovens ávidos para aprender e trabalhar com TICs

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A urgência de cultivar talentos para TIC no Brasil e no mundo

Por Breno Santos*

A transformação digital ainda é um desafio para muitas empresas no Brasil e a aplicação estratégica das novas soluções deve acontecer por meio de equipamentos e mão de obra qualificada.

Destaques
Destaques

TICs vão demandar 700 mil novos profissionais na Indústria em cinco anos

Dados são do Mapa do Trabalho Industrial, feito pelo SENAI, que indicam ainda a urgência na qualificação de 10,5 milhões de trabalhadores em ocupações industriais por conta da indústria 4.0. Um dos especialistas em alta é o condutor de processos robotizados, com um incremento de 22% no número de vagas.

Dizer não é saudável para o ambiente de trabalho

A posição é defendida pelo diretor geral da Robert Half, Fernando Mantovani. Segundo ele, acumular tarefas e colocar prazos em conflito é um risco alto.

Técnicos são os que mais procuram especialização em Big Data

Cursos voltados para desenvolvimento Full Stack e Segurança Cibernética também são bastante demandados. No caso do big data, dos alunos formados nesta área, 45% possuem mais de 10 anos de experiência (sênior); 36% até nove anos (pleno) e 19% até três anos (recém-formados).

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site