Home - Convergência Digital

Empresa desenvolve algoritmo que seleciona candidatos a emprego

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 20/05/2019

Um algoritmo desenvolvido no Brasil pela startup Rocketmat promete um novo modelo de Inteligência Artificial na seleção de candidatos a emprego. Entre as inovações, o sistema não depende de combinações entre as centenas de currículos enviados e as exigências para a vaga, que são muitas vezes subjetivas.
 
 O algoritmo, chamado Matthew, foi criado para compreender a dinâmica da organização, vasculhando o banco de dados da empresa atrás das características comuns de todos os colaboradores com elevado grau de performance, atuais ou que já passaram pela empresa que busca novos profissionais. O algoritmo elenca em questão de segundos as competências necessárias para o cargo, juntando traços de comportamento, capacidades técnicas e habilidades cognitivas dentro do grupo de indivíduos se destaca naquela função.

A partir das características começa a segunda etapa do processo, comparando as habilidades detectadas pela Inteligência Artificial às informações descritas por candidatos e candidatas na pilha de currículos que chegaram ao RH. Nenhum dos currículos é descartado sumariamente por algum filtro subjetivo.
 
Além de evitar o desperdício de talentos, o algoritmo está programado para chegar a um ponto de equilíbrio entre as boas e más qualidades do grupo de funcionários com alta performance, dentro da premissa de que somos todos humanos, sujeitos a erros e em constante evolução. Ele está programado para não considerar filtros que possam gerar critério discriminatório, como idade, gênero, etnia, instituição de ensino, local da moradia.
 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

20/05/2020
Softex e MCTIC abrem edital para selecionar 100 projetos de inteligência artificial

18/05/2020
Governo vai usar Alexa, da Amazon, para informar sobre serviços digitais

14/05/2020
Empresa de TI abre vagas para trabalho 100% remoto

13/05/2020
Procura pela Carteira de Trabalho digital cresce 105% em 30 dias

13/05/2020
Cubo Itaú abre 160 vagas para desenvolvedores em startups

13/05/2020
Contratação imediata em tempos de Covid-19

11/05/2020
Empresa nacional de TI abre 380 vagas e adere à campanha "Não Demita"

29/04/2020
Empresas de TI abrem mais de 500 vagas

17/04/2020
Dona das Casas Bahia, Pontofrio e Extra.com abre 100 vagas para TI

14/04/2020
Startup nacional adapta robôs com IA para o combate ao coronavírus

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Seis dicas para formar uma equipe de trabalho resiliente

or Craig Mackereth*

Formar uma equipe ou força de trabalho resiliente não é tarefa que se execute da noite para o dia. Tampouco é possível tornar uma equipe verdadeiramente resiliente se isso ainda não estiver integrado ao DNA da empresa.

Destaques
Destaques

TST suspende demissões na Dataprev enquanto durar crise da Covid-19

Trabalhadores alegaram que os prazos acordados no fim da greve não terão como ser integralmente cumpridos diante da situação emergencial com a epidemia do coronavírus. 

TST: Teletrabalho tem de respeitar os contratos de trabalho

Corte aponta, no entanto, que em situações emergenciais, como a atual crise da Covid-19, a adoção da jornada online temporária prescinde formalização, mas deve respeitar leis trabalhistas. 

Coronavírus: Teles advertem que sem equipes técnicas na rua, há risco para a rede

O SindiTelebrasil está alertando Estados e municípios sobre a necessidade e urgência em manter suas equipes técnicas e os call centers em operação, ainda que de forma reduzida, para garantir a conectividade e como medida essencial.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site