Home - Convergência Digital

Code IoT oferece cursos online gratuitos sobre Internet das Coisas e linguagem scratch

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 01/07/2019

O scratch é uma linguagem de programação para criar animações e jogos em diferentes sistemas operacionais com o intuito de facilitar o aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais, estimulando a criatividade e a resolução de problemas. A plataforma "Code IoT", iniciativa da Samsung em parceria com o LSI-TEC (Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico), disponibiliza esse e outros conteúdos online e gratuitos para professores e demais interessados em tecnologia.

O "Code IoT" está na terceira edição, com seis módulos de que vão desde Internet das Coisas (IoT) até o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. As inscrições podem ser feitas neste link. Ao final de todas as etapas será emitido para os participantes um certificado de conclusão de curso.

Romeu Afecto, professor da ETEC Albert Einstein, foi participante do Code Day e desenvolveu o plano de aula "Oficina de Scratch". O scratch é uma linguagem de programação de interface simples criada em 2007 pelo Media Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que permite aos jovens criar animações interativas e jogos com criatividade e de modo colaborativo. O interesse dos alunos da ETEC pelo scratch foi tão grande que foram necessárias novas turmas.

A "Oficina de Scratch" incentiva a expressão, melhora o raciocínio e introduz aos alunos conceitos básicos de programação. "Fiquei impressionado com alguns projetos criados durante a oficina. O contato das pessoas com a tecnologia é cada vez maior, e isso torna necessário o desenvolvimento dessas habilidades", comenta o professor Romeu Afecto.

A proposta da iniciativa da Samsung é estimular a prática do ensino de tecnologia em sala de aula para incentivar o interesse de alunos e professores no desenvolvimento de projetos com esse tema. O "Code IoT" apresenta conceitos básicos para serem aplicados em diferentes áreas do ensino com o objetivo de facilitar a compreensão de disciplinas relacionadas à tecnologia.

A plataforma "Code IoT" oferece cursos sobre à Internet das Coisas; Aprendendo a Programar; Eletrônica: Conceitos e Componentes Básicos; Programação Física; Aplicativos para Dispositivos Móveis; e Objetos Inteligentes Conectados. Desde a primeira edição o "Code IoT" já teve mais de 52 mil usuários inscritos.

Serviço – Cursos online e gratuitos na Plataforma Code IoT em português, espanhol e inglês

Início: 2 de setembro

Inscrições: http://www.codeiot.org.br

 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

15/04/2020
Internet das Coisas: Quase 30% das empresas sofreram incidentes de segurança

25/03/2020
Brasil contabiliza 19% dos projetos de IoT em produção na América Latina

18/02/2020
Conexão das coisas será quase a metade dos acessos à Internet no Brasil em 2023

14/02/2020
É urgente fazer software inteligentes para avançar Internet das Coisas no Brasil

10/02/2020
Bosch usa o Tinbot, robô brasileiro, para ampliar negócios em IoT

31/01/2020
Financiamento para IoT no BNDES recebe propostas até o dia 07

22/01/2020
Vivo chega a 10 milhões de dispositivos conectados à IoT

16/01/2020
Rede de IoT da American Tower atinge 220 cidades

07/01/2020
O carro será uma Internet das Coisas

18/12/2019
Fazendas da Atto Sementes contratam 4G e IoT da Vivo

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Seis dicas para formar uma equipe de trabalho resiliente

or Craig Mackereth*

Formar uma equipe ou força de trabalho resiliente não é tarefa que se execute da noite para o dia. Tampouco é possível tornar uma equipe verdadeiramente resiliente se isso ainda não estiver integrado ao DNA da empresa.

Destaques
Destaques

TST suspende demissões na Dataprev enquanto durar crise da Covid-19

Trabalhadores alegaram que os prazos acordados no fim da greve não terão como ser integralmente cumpridos diante da situação emergencial com a epidemia do coronavírus. 

TST: Teletrabalho tem de respeitar os contratos de trabalho

Corte aponta, no entanto, que em situações emergenciais, como a atual crise da Covid-19, a adoção da jornada online temporária prescinde formalização, mas deve respeitar leis trabalhistas. 

Coronavírus: Teles advertem que sem equipes técnicas na rua, há risco para a rede

O SindiTelebrasil está alertando Estados e municípios sobre a necessidade e urgência em manter suas equipes técnicas e os call centers em operação, ainda que de forma reduzida, para garantir a conectividade e como medida essencial.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site