A Natura não descarta a possibilidade de ser uma instituição financeira, até porque ela mantém contato com 1,2 milhão de consultoras, afirma o VP de tecnologia e transformação digital, Fernando Lemos. A empresa, acrescenta já faz teste com pagamento instantâneo, que é aquele em que a transmissão da mensagem de pagamento e a disponibilização dos recursos para o usuário final são realizadas em tempo real (ou quase em tempo real, aproximadamente 20 segundos) e disponível 24 horas por dia e sete dias por semana (24x7).
"Estamos fazendo testes com pagamento instantâneo, acreditamos muito na modalidade porque ele simplifica os processo", conta Fernando Lemos, sem no entanto, adiantar detalhes da estratégia da companhia. O Open Banking também é estudado - a Natura tem feito parte de alguns pilotos - mas Lemos é mais cético com o tempo de liberação.
"O Open Banking depende de uma regulamentação mais criteriosa. No Brasil, ainda vamos demorar a ter Open Banking fora de pilotos ou de iniciativas isoladas", sustentou. O pilar de toda a transformação digital da Natura é a nuvem. A empresa tem quatro fornecedores, mas tem um contrato sólido com a Amazon Web Serviçes (AWS). É cloud computing, explica o VP da Natura, que permitir à rede da companhia em uma plataforma mundial e 100% digital.
"Teremos mais de 2 milhões de consultoras interligadas na América Latina. Sem a nuvem essa integração seria impossível", destaca. Fazer em casa foi um dos ganhos do uso de cloud computing. Hoje, por exemplo, a Natura contabiliza, por dia, mais 100 mil pedidos feito pelo aplicativo. "É tudo em tempo real e só nuvem nos permite rapidez no processamento", completa Fernando Lemos.
Nota Técnica 16/19 trouxe mudanças no leiaute, para absorver Medida Provisória 905, questionada em duas Adins e com decisão desfavorável na primeira instância. Reforma da Previdência ainda será tratada.
O CIO para a América Latina da montadora, André Souza Ferreira, afirma que um carro, hoje, precisa ser visto como uma plataforma móvel capaz de trafegar informações sobre o comportamento do motorista.
O vice-presidente de Vendas da Dell Technologies no Brasil, Marcelo Medeiros, diz que a modernização da TI permitirá às teles proporcionar mais agilidade, automação e flexibilidade aos seus produtos. A computação na borda ganha cada vez mais relevância na estratégia dos negócios.