TELECOM

Frente ao 5G, entidade mundial lança diretrizes para massificar o Wi-Fi 6

Por Roberta Prescott* ... 10/07/2019 ... Convergência Digital

Em preparação para a iminente liberação da tecnologia Wi-Fi de próxima geração no fim deste ano, a Wireless Broadband Alliance (WBA) lançou um white paper que fornece diretrizes de implantação de Wi-Fi 6 em diversos cenários possíveis.  

A WBA alerta que, globalmente, a dependência de Wi-Fi continua a crescer exponencialmente, impulsionada por vários fatores, tais como o número de dispositivos Wi-Fi no mundo, chegando a 9 bilhões e a geração de mais de 33 bilhões de exabytes de tráfego IP, que, em 2022, crescerá para mais de 63 bilhões de exabytes de tráfego IP, uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 23%.

O Wi-Fi é a principal tecnologia de acesso na maioria das residências com banda larga, com 76% das residências dos Estados Unidos usando Wi-Fi como a principal conexão de banda larga. A implantação de Wi-Fi 6 pode atenuar algumas das dificuldades de crescimento que o Wi-Fi está enfrentando, garantindo que as operadoras, empresas e fornecedores atendam aos importantes acordos de nível de serviço (SLAs). 

O white paper da WBA propõe diretrizes para garantir os SLAs em torno da largura de banda, taxa de transferência, latência, priorização de tráfego e vários outros fatores. O documento também fornece diretrizes para planejamento e projeto de RF, levando em consideração fatores como direção de banda, MU-MIMO e ajuste para implantações de alta densidade que exigem maior capacidade. Além disso, aborda maneiras pelas quais as implantações do Wi-Fi 6 podem oferecer mobilidade contínua e compatibilidade retroativa com a tecnologia de geração de Wi-Fi anterior.

Em nota, o Tiago Rodrigues, gerente-geral da WBA, destacou que, desde a sua criação, há 20 anos, o Wi-Fi se tornou uma expectativa fundamental para os consumidores e empresas. A demanda global por Wi-Fi não só continua inabalável, mas as operadoras em todo o mundo estão ampliando as redes 5G, e as autoridades governamentais em todo o mundo estão se preparando para abrir o espectro de 6 GHz para o tráfego Wi-Fi, continuou. 

O documento fornece vários cenários de implantação para o Wi-Fi 6, incluindo locais públicos, estádios, unidades residenciais e de várias residências, a Internet das Coisas (IoT) e WLANs empresariais.  Baixe aqui o documento. 

*Com informações da WBA(Wireless Broadband Alliance)


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Abranet: Revisão do marco de telecom tem que abrir espaço para voz no SCM

Entidade diz que a revisão do marco legal de telecom exige uma avaliação do mercado de telefonia no Brasil, com ajustes regulatórios capazes de abrir o segmento aos prestadores de SCM, com recursos de numeração e sistemas de áreas de tarifação nos moldes da telefonia celular.

O B2B será a 'aplicação matadora' do começo do 5G

Operadoras assumem os testes e o desenvolvimento de aplicações direcionadas ao mercado coroporativo, mesmo com a visão da ampliação de velocidade da banda larga associada à nova tecnologia móvel. Fibra ótica ganha lugar estratégico na disputa por um lugar no segmento.

Anatel vai licitar posições de satélite, mas muda termos para atender Claro e Hispamar

Proposta de leilão de 15 posições orbitais entrará em consulta pública por 20 dias. Mas como aumentou o prazo das atuais licenças dessas empresas, foi preciso alterar o edital. 

Orquestração de rede 5G é prioridade da Ciena

Fabricante descarta uma produção local no curto prazo, mas se surgirem oportunidades, a avaliação será feita, conta o gerente geral da Ciena no Brasil, Fernando Capella.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G