Frente ao 5G, entidade mundial lança diretrizes para massificar o Wi-Fi 6

Por Roberta Prescott* ... 10/07/2019 ... Convergência Digital

Em preparação para a iminente liberação da tecnologia Wi-Fi de próxima geração no fim deste ano, a Wireless Broadband Alliance (WBA) lançou um white paper que fornece diretrizes de implantação de Wi-Fi 6 em diversos cenários possíveis.  

A WBA alerta que, globalmente, a dependência de Wi-Fi continua a crescer exponencialmente, impulsionada por vários fatores, tais como o número de dispositivos Wi-Fi no mundo, chegando a 9 bilhões e a geração de mais de 33 bilhões de exabytes de tráfego IP, que, em 2022, crescerá para mais de 63 bilhões de exabytes de tráfego IP, uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 23%.

O Wi-Fi é a principal tecnologia de acesso na maioria das residências com banda larga, com 76% das residências dos Estados Unidos usando Wi-Fi como a principal conexão de banda larga. A implantação de Wi-Fi 6 pode atenuar algumas das dificuldades de crescimento que o Wi-Fi está enfrentando, garantindo que as operadoras, empresas e fornecedores atendam aos importantes acordos de nível de serviço (SLAs). 

O white paper da WBA propõe diretrizes para garantir os SLAs em torno da largura de banda, taxa de transferência, latência, priorização de tráfego e vários outros fatores. O documento também fornece diretrizes para planejamento e projeto de RF, levando em consideração fatores como direção de banda, MU-MIMO e ajuste para implantações de alta densidade que exigem maior capacidade. Além disso, aborda maneiras pelas quais as implantações do Wi-Fi 6 podem oferecer mobilidade contínua e compatibilidade retroativa com a tecnologia de geração de Wi-Fi anterior.

Em nota, o Tiago Rodrigues, gerente-geral da WBA, destacou que, desde a sua criação, há 20 anos, o Wi-Fi se tornou uma expectativa fundamental para os consumidores e empresas. A demanda global por Wi-Fi não só continua inabalável, mas as operadoras em todo o mundo estão ampliando as redes 5G, e as autoridades governamentais em todo o mundo estão se preparando para abrir o espectro de 6 GHz para o tráfego Wi-Fi, continuou. 

O documento fornece vários cenários de implantação para o Wi-Fi 6, incluindo locais públicos, estádios, unidades residenciais e de várias residências, a Internet das Coisas (IoT) e WLANs empresariais.  Baixe aqui o documento. 

*Com informações da WBA(Wireless Broadband Alliance)


Internet Móvel 3G 4G
Ainda sem chancela de Trump à Oracle, EUA banem TikTok e WeChat no domingo

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos disse que emitirá uma ordem nesta sexta-feira, 18/9, que impedirá as pessoas no país de baixarem o aplicativo de mensagens chinês WeChat e o TikTok a partir de 20 de setembro. Ordem pode ser revogada se Donald Trump autorizar parceria com Oracle. 

Copel Telecom marca privatização para novembro e quer R$ 1,4 bilhão

Edital de venda do braço de telecomunicações da estatal paranaense de energia é previsto para 21/9. Empresa tem 34 mil km de fibras em 399 municípios. 

Oi diz à CVM que movimento de ações se deve a aprovação de plano e venda da móvel

Comissão de Valores Mobiliários perguntou o motivo das oscilações recentes nos papéis da operadora, com quedas superiores a 7% seguidas de aumentos de 9%. 

Claro tenta resgatar TV paga com planos alternativos a não clientes

Com metade do mercado nacional de TV por assinatura, o presidente da empresa, José Félix, diz que fará lançamentos nos próximos dias. “A TV está sofrendo alterações e vamos lançar de imediato um novo serviço.”

5G com maior carga tributária do mundo é telhado sem alicerce

“A sociedade quer conectividade total, 5G, dispositivos diferentes a qualquer hora, qualquer lugar. Mas estamos assombrados pelo risco de aumentar ainda mais a carga tributária com a reforma atual”, afirma a presidente da Feninfra, Vivien Suruagy, no Painel Telebrasil 2020.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G