Home - Convergência Digital

Qualcomm é multada em mais de R$ 1 bilhão por prática antitruste na Europa

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 18/07/2019

A Qualcomm foi multada em 242 milhões de euros, quase R$ 1,1 bilhão, pela Comissão Europeia nesta quinta-feira, 18/07, por bloquear um rival do mercado há uma década, em sua segunda penalidade antitruste.

A Comissão Europeia, órgão regulador da concorrência da UE, acusou a Qualcomm de praticar preços predatórios entre 2009 e 2011 com o objetivo de prejudicar a desenvolvedora britânica de software para telefones Icera, agora parte da Nvidia. “O comportamento estratégico da Qualcomm impediu a competição e a inovação no mercado”, afirmou a comissária de concorrência da União Europeia, Margrethe Vestager.

A executiva defendeu o tempo levado para chegar a uma decisão - a Comissão acusou a empresa pela primeira vez de preços predatórios em 2015 - dizendo que foi um caso complexo, dependente de evidências da Qualcomm. A multa é de 1,27% do faturamento da Qualcomm em 2018. A Qualcomm disse que apelará da decisão, dizendo que ela “não é sustentada pela lei, pelos princípios econômicos ou pelos fatos do mercado”.

Multas pesadas, em particular contra gigantes da tecnologia dos Estados Unidos, têm sido uma característica da campanha de cinco anos de Vestager como fiscal antitruste da Europa, uma política que lhe rendeu a ira do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Linha dura com as empresas de tecnologia, Margrethe Vestager informou ainda a intenção de permanecer no cargo - o seu mandato termina no dia 31 de outubro.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

Destaques
Destaques

América Latina tem menos de 20% de espectro disponível para novos serviços móveis

Mesmo o Brasil, que tem 609 MHz de espectro destinado aos serviços, fica bem abaixo dos 1960Mhz recomendados pela União Internacional das Telecomunicações (UIT) para 2020.

5G vai chegar a quase 60% da população em 2025

Tecnologia vai crescer muito mais rápido do que qualquer outra geração sem fio, revela estudo de megatências feito pela Huawei. O estudo também prevê que o volume anual de dados globais chegue a 180 ZB (1 ZB = 1 trilhão de GB).

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

O potencial pouco explorado da Internet das Coisas

Por Daniel Kriger*

A grande mudança que a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) trará para a vida das pessoas está além da facilidade de se preparar um café, programar um banho quente ou economizar na conta de luz. Dar conectividade a objetos e abrir espaço para comandos inteligentes em inúmeras tarefas do dia a dia é um dos principais propósitos de IoT. Mas não é só isso.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site