GESTÃO

Chatbots geram 1 bilhão de mensagens por mês. São Paulo concentra o mercado

Convergência Digital* ... 21/08/2019 ... Convergência Digital

A produção de chatbots e voice bots está se massificando no Brasil, segundo levantamento realizado pelo Mobile Time para a nova edição do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2019, que apurou o aumento de 26% na quantidade de desenvolvedores de bots que atuam no Brasil e que responderam a esta pesquisa, passando de 66 para 83 empresas.

O estudo também apurou que a diversificação por parte de alguns players de menor porte, que procuram se especializar em nichos especificos de bots, é adotada como estratégia diferenciação e sobrevivência neste novo mercado. O resultado desta movimentação é o crescimento do volume de mensagens geradas em conversas por meio de chatbots no País, passando de 800 milhões para cerca de 1 bilhão, o que representa uma evolução de 25% no período.

De acordo com o novo Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, a maioria das empresas que respondeu ao relatório estão concentradas no estado de São Paulo, onde há 53 desenvolvedores, sendo 65% do total mapeado. O Rio de Janeiro está na segunda posição, com 9 desenvolvedores; seguido por Santa Catarina, com cinco, e Minas Gerais e Rio Grande do Sul, com 4 cada. Entre os entrevistados, 65% trabalha com chatbots de texto e voz, enquanto 31% somente com texto e 4% somente com voz.

Atendimento ao cliente é a principal finalidade dos chatbots

Quase a totalidade dos chatbots produzidos no Brasil, de acordo com o Mapa, tem como finalidade mais comum o atendimento a clientes por meio de robôs de conversação. Entre os desenvolvedores, 95% afirmam criar robôs com esta finalidade, enquanto que outros 76% fazem bots de vendas, o que representa a segunda finalidade mais popular entre os produtores de robôs de conversação no Brasil.

WhatsApp avança na integração com chatbots. Facebook Messenger lidera.

Em agosto do ano passado, o WhatsApp anunciava a abertura oficial da sua API para o mercado corporativo, o que movimentou vários desenvolvedores de chatbots e participar da iniciativa e a oferecer os seus serviços de integração com a rede social baseada no serviço de mensageria. Em um ano, o impacto sobre o mercado de bots foi significativo e pode ser percebido nesta nova edição do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, onde 75% dos desenvolvedores declaram que já produziram bots para WhatsApp. O canal fica atrás apenas do Facebook Messenger (86%) e de sites na web (84%).

"Cabe ressaltar que existem bots para sites na web há décadas e que o Facebook Messenger abriu sua API para bots em 2016. No entanto, o crescimento do WhatsApp nesta área é significativa", comenta Fernando Paiva, editor do Mobile Time e coordenador da pesquisa. "O WhatsApp já foi experimentado por praticamente três em cada quatro desenvolvedores de bots, e o interesse dos desenvolvedores é resultado da elevada demanda das empresas em vários mercados por usar o WhatsApp como canal de comunicação", acrescenta Paiva.

"Também constatamos uma tendência de crescimento no uso de bots de voz, especialmente por telefone ou através de assistentes de voz (Google Assistente, Siri, Alexa etc). Esperamos o anúncio de várias novidades até o final deste ano", prevê Fernando Paiva. "É uma movimentação muito forte do mercado em geral, que se alia às novas tecnologias para melhorar seus processos de negócios e gestão empresarial, No caso dos chatbots, o objetivo das empresas que apostam neste recursos é diminuir o tempo de atendimento, elevar a satisfação do usuário, reduzir custos com call center e, certamente, poder vender mais e de maneira mais eficiente". O relatório pode ser baixado gratuitamente em http://panoramamobiletime.com.br/mapa-do-ecossistema-brasileiro-de-bots-2019/


Gov.br completa um ano com 72 milhões de cadastros

Em doze meses de funcionamento do portal único do Governo, serviços digitalizados somam 65 milhões de solicitações. Até agora a iniciativa conta com apenas 50 istes do governo. A meta é unir os 1,5 mil existentes.

Sky é condenada por ligações indevidas e danos morais

Consumidora entrou na Justiça depois de receber uma série de ligações de cobrança sem ser a responsável pela aquisição do serviço da operadora. Multa imposta pela Justiça foi de R$ 12 mil.

Governo adota sistema do Serpro para vender imóveis 100% online

Governo criou o Portal de Imóveis da União, que já conta com 109 imóveis em sete estados. Outros 907 estão na fila. 

Receita lança chatbot exclusivo para o Telegram

Medida permitirá acesso a serviços relacionados ao CPF por parte dos contribuintes dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão.




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G