INOVAÇÃO

Laura, a IA que salva 12 vidas por dia no Brasil

Ana Paula Lobo e Pedro Costa, do Rio de Janeiro ... 17/09/2019 ... Convergência Digital

Há três anos, a filha de um dos sócios do projeto Laura morreu por falhas de processos operacionais em um hospital de Curitiba, no Paraná. E, infelizmente, se constatou que a morte dela não era um caso isolado. Diversas pessoas morrem dessa forma nos hospitais do Brasil.

"A dor do meu sócio fez com que a gente criasse o Laura, com a Inteligência Artificial, para identificar os pacientes em risco de forma antecipada para ajudar na prevenção", conta Cristian Rocha, que participa do Rio Info 2019, que acontece esta semana, no Rio de Janeiro.

A Laura é uma tecnologia 100% nacional, baseada na plataforma NVDIA. Em três anos, galgou espaços e, hoje, é usada em hospitais como a Santa Casa de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e está sendo implantada no Hospital A.C. Camargo, em São Paulo. Mas há um impeditivo relevante: a precária infraestrutura dos hospitais na área de TI.

"Muitos não têm servidores, muitos não têm servidores", relata Cristian Rocha. Há também a resistência à Inteligência Artificial. "Muitos também não entendem a tecnologia e têm medo de serem substituídos pelos robôs, o que é uma grande mentira. A IA vem para ajudar as pessoas a fazerem melhor suas tarefas.” Assistam a entrevista com Cristian Rocha, um dos sócios do projeto Laura.


Maganine Luiza abre concurso para escolher startups

Rede varejista está com inscrições abertas para o seu primeiro pitch day de serviços digitais. "Queremos todos os tipos de startups", avisa a gerente do Magazine Luiza, Juliana Silva.

Só a inovação tira o Rio de Janeiro da estagnação econômica

A afirmação é do presidente do TI Rio, Benito Paret. Segundo ele, o Estado do Rio de Janeiro tem de buscar novos caminhos e eles passam pela inovação.

Petrópolis terá sensores IoT para prevenção de enchentes

Iniciativa é um projeto-piloto de cidades inteligentes, em parceria com o BNDES e com a ENEL, e começa a ser implantado no começo de 2020, revela o secretário de Desenvolvimento do município, Marcelo Fiorini. "Política pública não pode ser projeto político. Ela é de longo prazo", observa o executivo.

Startup cria software para detectar interações perigosas entre máquinas e homens

Até então incubada na UFF, no Rio de Janeiro, a Displace desenvolveu um software para proteger o homem na rotina da indústria 4.0. A ideia atraiu a atenção de grandes empresas, entre elas, a Ambev.

Finep tem crédito de R$ 200 milhões para projetos de indústria 4.0

Linha vai apoiar projetos em internet das coisas, big data, computação em nuvem, segurança digital, robótica avançada, manufatura digital e aditiva, inteligência artificial e digitalização.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G