O projeto Laura surgiu há três anos quando a filha de um dos sócios morreu por falhas de processos operacionais em um hospital de Curitiba, no Paraná. No período, quase 13 mil vidas já foram salvas, conta um dos idealizadores da ideia, Cristian Rocha.

" /> Laura, a IA que salva 12 vidas por dia no Brasil - Convergência Digital - Inovação
INOVAÇÃO

Laura, a IA que salva 12 vidas por dia no Brasil

Ana Paula Lobo e Pedro Costa, do Rio de Janeiro ... 17/09/2019 ... Convergência Digital

Há três anos, a filha de um dos sócios do projeto Laura morreu por falhas de processos operacionais em um hospital de Curitiba, no Paraná. E, infelizmente, se constatou que a morte dela não era um caso isolado. Diversas pessoas morrem dessa forma nos hospitais do Brasil.

"A dor do meu sócio fez com que a gente criasse o Laura, com a Inteligência Artificial, para identificar os pacientes em risco de forma antecipada para ajudar na prevenção", conta Cristian Rocha, que participa do Rio Info 2019, que acontece esta semana, no Rio de Janeiro.

A Laura é uma tecnologia 100% nacional, baseada na plataforma NVDIA. Em três anos, galgou espaços e, hoje, é usada em hospitais como a Santa Casa de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e está sendo implantada no Hospital A.C. Camargo, em São Paulo. Mas há um impeditivo relevante: a precária infraestrutura dos hospitais na área de TI.

"Muitos não têm servidores, muitos não têm servidores", relata Cristian Rocha. Há também a resistência à Inteligência Artificial. "Muitos também não entendem a tecnologia e têm medo de serem substituídos pelos robôs, o que é uma grande mentira. A IA vem para ajudar as pessoas a fazerem melhor suas tarefas.” Assistam a entrevista com Cristian Rocha, um dos sócios do projeto Laura.


Finep seleciona R$ 107 milhões em projetos de inovação

Foco dos incentivos é para soluções relacionadas à pandemia de Covid-19. 

STF avança na transformação para ser 100% digital

Resolução editada pelo Supremo impõe que, a partir de agora, todos os processos originários ajuizados no Tribunal devem ser protocolados por meio eletrônico. Ferramenta permite incorporar de áudio e vídeo nos autos.

Obr.Global abre inscrições para programa voltado aos investidores anjos

Iniciativa Angel Success Series tem duração de dois meses e, pela primeira vez, acontecerá 100% online. Inscrições vão até o dia 10 de agosto.

Serpro amplia teste do sistema de transferência eletrônica de veículos

Desenvolvido para o Denatran e lançado em Santa Catarina, Registro Nacional de Veículos em Estoque funciona como um DUT online e será ampliado para Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo. 

TIM lança desafio para startups com soluções de IoT voltadas ao agronegócio

Em parceria com a AgTech Garage, o Desafio 4G TIM no Campo vai selecionar soluções inovadoras para o controle de pragas, doenças e plantas daninhas.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G