INTERNET

Coleta de dados por gigantes da internet ameaça concorrência, diz FTC

Convergência Digital* ... 18/10/2019 ... Convergência Digital

Ao testemunhar no subcomitê antitruste do Congresso dos Estados Unidos sobre práticas das grandes empresas digitais do país – Google, Facebook, Amazon, Apple, etc – o comissário da Comissão Federal do Comércio (FTC na sigla em inglês) Rohit Chopra disparou nesta sexta, 18/10, que as grandes quantidades de dados de consumidores coletados por gigantes de tecnologia permitem que elas obtenham uma vantagem competitiva e representam uma ameaça à concorrência.

Os dados pessoais estão fortalecendo o domínio das empresas de tecnologia que oferecem serviços de graça, que em última análise “não são realmente gratuitos”, disse o comissário, um dos representantes indicados pelo partido Democrata no órgão de maioria Republicana. A Comissão de Justiça da Câmara dos Deputados dos EUA promove uma investigação sobre práticas anticoncorrenciais. 

Segundo o diretor da FTC, pequenas multas e penalidades financeiras não serão o suficiente para lidar com as preocupações sobre o poder das grandes empresas de tecnologia, acrescentando que os reguladores precisarão examinar isso mais de perto. Vale lembrar que no início deste ano, a FTC multou o Facebook em US$ 5 bilhões, cerca de R$ 20 bilhões, por violações de privacidade online. 

Nos EUA, existem várias investigações em níveis federal, estadual e do Congresso para avaliar se Google, Facebook, Amazon, Apple usam sua influência considerável no mercado online ilegalmente para prejudicar rivais ou violar a lei antitruste. 

No início desta semana, os líderes do Comitê Judiciário da Câmara disseram que começaram a receber dados dessas empresas como parte de investigação sobre possíveis violações da lei antitruste pelas empresas.  O democrata David Cicilline, que preside o subcomitê antitruste, disse também nesta sexta-feira que o comitê recebeu “dezenas de milhares de documentos” e está esperando ainda mais.

* Com informações da Reuters


Revista Abranet 31 . maio-julho 2020
Veja a Revista Abranet nº 31
A pandemia da Covid-19 fez a rotina mudar num piscar de olhos. E coube à internet mostrar a sua força. O aumento significativo do tráfego de dados por conta do teletrabalho e do isolamento social foi uma realidade assustadora. Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

Instagram passa Facebook Messenger e está em 81% dos celulares no Brasil

WhatsApp continua como o aplicativo mais popular no país, instalado em 99% dos dispositivos móveis. Telegram cresce e está em 35%. 

LGPD: Anatel cria página para explicar quais dados são coletados de usuários de telecom

Segundo agência, dados podem ser compartilhados com as operadoras quando houver reclamação junto ao regulador, com órgãos públicos ou em ações de órgãos de controle ou juidiciais, para realização de estudos, etc. 

Sebrae e Magazine Luiza planejam treinar 100 mil PMEs para vendas online

Programa oferece cursos de transformação digital e já capacitou 1,5 mil pequenas e médias empresas. Iniciativa abre frente para participação em marketplaces.

Facebook lança ferramenta para remoção de imagens com direito autoral

Sistema, que já funciona para músicas e vídeos, vale também para postagens no Instagram. 

80% das vendas corporativas serão digitais até 2025

Nos próximos cinco anos, um aumento exponencial nas interações digitais entre compradores e fornecedores quebrará os modelos de vendas tradicionais. Quase 40% dos compradores preferem experiência sem vendedor.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G