INOVAÇÃO

TIM: 5G vai democratizar o uso da robótica

Ana Paula Lobo e Fábio dos Santos ... 31/10/2019 ... Convergência Digital

Um dos sucessos da edição do Futurecom 2019 foi o robô Joquinha, usado pela primeira vez como auxiliar do maestro João Carlos Martins. O equipamento foi desenvolvido por um ecossistema que envolve a SPI Integração, a TIM e a Nokia. De acordo com Janilson Bezerra, diretor de Inovação da TIM Brasil, o maior ganho do 5G será viabilizar a democratização da robótica.

"A robótica estará cada vez mais no dia a dia das empresas e ampliando as ferramentas de produtividade, como vimos aqui com o maestro João Carlos Martins", observa. Bezerra diz ainda que o robô Joquinha traduz a estratégia da TIM com a inovação aberta ao permitir que a tecnologia se una ao homem para dar um benefício real.

Com o 5G, que quebra barreiras e abre espaço para aplicações de missão crítica, as operadoras ficam habilitadas a fornecer novas experiências em fábricas e indústrias. "Não será uma mudança apenas nas nossas vidas, mas uma transformação social", acrescenta o diretor da TIM Brasil.

A consciência do que virá com o 5G passa pela inovação aberta e pela consolidação de um ecossistema que envolva a academia, as empresas de tecnologia, operadoras e startups. Assista à entrevista com Janílson Bezerra, da TIM Brasil.


Covid-19: Japão troca garçons por robôs em restaurantes

Equipado com sensores e câmeras 3D, robô custa R$ 5,2 mil por mês. Robô foi criado para 'fugir' das legislações restritavas impostas pelo governo por proteção contra a pandemia.

Tecnologias vestíveis crescem 21%, mesmo com câmbio alto e pandemia

Segundo a IDC, foram vendidos 208,3 mil dispositivos como ‘fitbands’ e ‘smartwaches’ no Brasil no segundo trimestre deste 2020. 

Startup nacional é acelerada para avançar no uso dos robôs de investimento

Solução da Allê Invest foi escolhida pelo Hupp, programa de aceleração da Abrapp - Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar - para ser acelerada. Mercado é estimado em US$ 18 trilhões no mundo, em 2025.

Brasileiro cria método mais simples de fazer fibra ótica

Iniciativa é do pesquisador Cristiano Cordeiro, professor do Instituto de Física da Universidade Estadual de Campinas (IFGW-Unicamp) e a fabricação se mostra muito mais simples, rápido e barato do que os tradicionais.

Disputa pelos 'sem banco' acirra guerra entre bancos e fintechs de pagamento

Pesquisa, feita pela Temenos, em 32 países indica que 29% dos executivos de instituições financeiras mostra que um de cada três bancos vê as fintechs como ameaça principal aos seus negócios.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G