FCC barra Huawei de fundo público de telecom nos EUA

Convergência Digital* ... 22/11/2019 ... Convergência Digital

A Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC) votou por 5-0 nesta sexta-feira para designar as companhias chinesas Huawei e ZTE como riscos à segurança nacional, impedindo que operadoras de telefonia em áreas rurais do país tenham acesso a um fundo federal de 8,5 bilhões de dólares destinado à compra de equipamentos ou serviços. 

O regulador de telecomunicações dos EUA também decidiu exigir que essas operadoras removam e substituam equipamentos da Huawei e da ZTE de suas redes existentes. 

Esta é a mais recente de uma série de ações do governo dos EUA destinadas a impedir que empresas norte-americanas comprem equipamentos Huawei e ZTE. As duas empresas chinesas terão 30 dias para contestar a decisão e uma ordem final de remoção obrigatória de equipamentos não é esperada até o próximo ano. 

A Huawei chamou a decisão de “ilegal” e pediu à FCC que “repense sua ordem profundamente equivocada”. Argumentou que a decisão da FCC se baseava “em nada mais do que especulações irracionais e insinuações”. 

O comissário da FCC Geoffrey Starks, democrata, disse que a substiuição de equipamentos das redes rurais dos EUA pode custar até 2 bilhões de dólares. 

A FCC argumentou que os laços das empresas com o governo chinês e as leis da China que exigem que essas empresas ajudem o governo em atividades de inteligência representam um risco à segurança nacional dos EUA. 

O Congresso dos EUA está considerando uma lei para autorizar até 1 bilhão de dólares para fornecedores substituirem equipamentos de rede das empresas chinesas. A FCC poderá utilizar o fundo para pagar pela substituição de equipamentos se o Congresso não agir. 

Cerca de uma dúzia de operadoras de telecomunicações rurais dos EUA que dependem de equipamentos baratos da Huawei e da ZTE estão negociando com as europeias Ericsson e Nokia a substituição de seus equipamentos chineses, informou a Reuters em junho. 

Washington está pressionando aliados para não concederem acesso à Huawei às redes 5G, afirmando que os equipamentos da Huawei podem ser usados para espionagem por Pequim, o que a empresa chinesa nega repetidamente.

* Com informações da Reuters


Internet Móvel 3G 4G
Para TIM, migração para banda Ku vai atrasar ainda mais 5G

Presidente da operadora, Pietro Labriola, diz que opção pelos filtros nas parabólicas é saída mais pragmática. “Não podemos leiloar uma frequência que ficará ociosa”, afirma.

Minicom: O momento é de repensar os negócios e o 5G vai ajudar muito

Ministério está comprometido a fazer política pública para tratar do desenvolvimento das TICs, assegurou o diretor do Departamento de Inclusão Digital, Wilson Wellisch.

SindiTelebrasil muda marca para Conexis. Rodrigo Abreu, da Oi, assume comando

Abreu substitui o presidente da Algar Telecom, Luiz Alexandre Garcia, que ficou à frente da entidade nos últimos cinco anos. Prioridades de Abreu são o leilão 5G e fazer valer a Lei das Antenas no dia a dia real das teles.

Relator no Senado propõe desoneração de IoT e VSats sem mudar texto da Câmara

Relator do PL 6549/19 na CCT, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) sustenta que isenção de Fistel, Condecine e CFRP vai, na prática, aumentar a arrecadação . “Ganho líquido na arrecadação será de R$ 2,9 bilhões”, afirma. 

Empate suspende decisão do STF sobre desbloqueio de celular em 24 horas

Operadoras questionam no Supremo uma lei do Rio de Janeiro que determina o desbloqueio da linha 24 horas após quitação de dívida. Placar está em 5 a 5. 

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G