INCLUSÃO DIGITAL

Toyota fecha fábrica para construir protótipo de cidade do futuro no Japão

Convergência Digital ... 07/01/2020 ... Convergência Digital

A Toyota Motor aproveitou a CES, que acontece esta semana, em Las Vegas, nos Estados Unidos, para anunciar a construção de um protótipo de “cidade do futuro” na base do Monte Fuji, no Japão, que usará como energia células de hidrogênio e funcionará como laboratório para carros autônomos, casas inteligentes, inteligência artificial e outras tecnologias. A iniciativa foi batizada de  “Woven City” (Cidade Tecida), em referência às origens da empresa como fabricante de teares.

“É difícil ter ideia sobre o que é uma smart city se você apenas está construindo um bloco inteligente”, disse James Kuffner, presidente-executivo do Instituto de Pesquisa Avançada da Toyota à Reuters. A ideia da “Woven City” vem sendo discutida há um ano e tem como objetivo criar cidades mais seguras, limpas e divertidas e aprender lições que podem ser aplicadas ao redor do mundo, acrescentou o executivo.

A cidade terá serviços de polícia, bombeiros, de ambulância, escolas e poderá abrigar um conjunto de funcionários, aposentados e outras pessoas vinculadas à Toyota, disse Kuffner. O projeto, a ser construído no local de uma fábrica de veículos que deve ser fechada até o final deste ano. Inicialmente, abrigará cerca de 2 mil moradores nos próximos anos e servirá de moradia para os pesquisadores.

A Toyota não revelou o custo do projeto, cuja construção deve começar no próximo ano. “Se você construir, eles virão”, disse o presidente-executivo da Toyota, Akio Toyoda, que chamou o projeto de “meu Campo dos Sonhos pessoal”.

*Com agência Reuters e agências internacionais


Licitação do MEC abre espaço para MVNOs na oferta de banda larga móvel gratuita

Propostas têm de ser enviadas ao governo até o dia 17. Contratação acontece ainda em julho. O preço de referência da RNP para este processo é de R$ 0,56 GByte/mês sem ICMS, considerando um pacote de dados de 20 Gbytes, para a quantidade de 5.000 alunos. 

No Brasil, 4,8 milhões de crianças e adolescentes não têm acesso à Internet

A desigualdade digital e social se evidencia quando se constata que a maior parte dos sem acesso está nas classes D e E e nas regiões Nordeste e Norte. O celular é o meio principal de contato com a rede social.

No Brasil, 39% dos alunos das escolas públicas não têm PCs, notebook ou tablet para estudar

A TIC Educação 2019 constata ainda que nas escola rurais, apenas 40% delas têm um PC ou uma conexão à Internet.

Brasil soma 424 milhões de dispositivos digitais em uso. Smartphone é o rei

São 234 milhões de smartphones em uso no País e 190 milhões de computadores, revela pesquisa da FGVcia/SP. Em 2019, foram 12 milhões de PCs vendidos. Em 2020, a Covid-19 exigiu a troca de dispositivos e deverá incrementar o mercado, diz o professor Fernando Meirelles.

Aloo Telecom cede rede de fibra ótica para viabilizar UTI virtual

A Aloo Telecom é responsável por toda a tecnologia por trás do projeto UTI Virtual, em pareria firmada com o Hospital do Coração (HCOR) e a Fundação Cardiovascular de Alagoas (Cordial). Aliança permitirá atendimento em tempo rela para 100 leitos nos hospitais do SUS de Alagoas.

Vinte milhões de domicílios brasileiros não têm conexão a Internet

Pesquisa TIC Domicílios 2019 evidencia a desigualdade digital no Brasil, onde três em cada quatro brasileiros admitem usar a Internet, mas com qualidade distinta de acesso.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G