Convergência Digital - Home

IFPI vai migrar portal acadêmico para nuvem com Embratel/AWS

Convergência Digital
Convergência Digital - 02/03/2020

A Embratel anunciou contrato de desenvolvimento de arquitetura em nuvem para a migração de servidores do Instituto Federal do Piauí (IFPI), um dos primeiros órgãos à aderir à nuvem pública do governo federal. O esgotamento da capacidade dos servidores próprios da instituição foi o primeiro impulso para adesão do IFPI à ata conduzida pela Secretaria de Governo Digital. Mas novas funcionalidades já estão sendo implementadas. 

Segundo a Embratel, que venceu o pregão por meio da subsidiária Primesys, o Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), responsável pela informatização dos processos administrativos e gerência organizacional do IFPI e a página web do Instituto, bem como o portal web, foram os primeiros alvos da migração para a nuvem. 

O próximo passo envolve o Q-Acadêmico, portal e sistema desktop dedicado aos professores e alunos para acesso e gerenciamento de informações acadêmicas como histórico escolar, lançamento de notas e acervo da biblioteca, que também passará a ser armazenado em nuvem.

“A arquitetura em nuvem desenvolvida pela Embratel possibilita a administração mais simplificada, segura e escalável de grandes volumes de dados dos clientes”, avalia Mário Rachid, Diretor Executivo de Soluções Digitais da empresa. 

Antes da migração feita pelo cliente, a Embratel também criou redes e dispositivos de segurança para suporte da infraestrutura do IFPI na Nuvem, como WAF (Firewall de Aplicativos Web), para interceptação de tentativas de ataques cibernéticos aos sistemas. O acesso para gerenciamento dos dados em Nuvem é feito por meio do Painel Multicloud Embratel, uma plataforma de gestão de múltiplas Clouds, por pessoas previamente definidas pelo IFPI.

Na próxima etapa do projeto, será realizada a migração do Q-Acadêmico, sistema de acesso exclusivo para professores e alunos. “Queremos proporcionar mais facilidade e qualidade no acesso às informações e ferramentas para uma experiência mais positiva, rápida e simples aos usuários”, diz Eduilson Carneiro, Diretor de Tecnologia da Informação do IFPI.

O Instituto Federal do Piauí é uma instituição de ensino básico, técnico e superior especializada na oferta de educação tecnológica e profissional em diferentes modalidades de ensino. O projeto com a Embratel faz parte de licitação vencida pela empresa para fornecimento de soluções, apoio técnico e treinamento de Computação em Nuvem para diversos órgãos do Governo Federal.

“A digitalização do Governo Federal tem um impacto importante na sociedade. A Embratel colabora com as melhores soluções e profissionais para que os serviços prestados levem reais melhorias ao governo e à população”, afirma Maria Teresa Lima, Diretora Executiva para Governo da Embratel.


Destaques
Destaques

Brasil investe menos que o mundo em proteção de dados na nuvem

No País, 56% das empresas alocaram verba em novas soluções para lidar com a proteção de dados em nuvem nos próximos 12 meses. No mundo, esse percentual está em 70%.

Prefeitura do Rio e TIM fecham parceria por big data no combate ao Covid-19

Informações coletadas vão auxiliar no controle do vírus, já que permitem implantar medidas que facilitem a tomada de decisões. Plataforma já foi utilizada na Copa do Mundo de 2014 e usa apenas dados anonimizados.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como gerenciar o caos da estratégia multicloud

Por Ivan Marzariolli*

Os gestores precisam de uma solução para atenuar os riscos de uma arquitetura multicloud e desafios operacionais, o que pode inclusive melhorar o compliance, a precisão e as necessidades de DevOps e SecOps, reduzindo o estresse na equipe de TI.

Segurança em nuvem na era da LGPD

Por Raul Leite*

Quando falamos de proteção da nuvem, as organizações devem ter em mente uma série de estratégias. A começar pela escolha minuciosa do provedor de serviços, que precisa estar preparado para os novos compromissos de privacidade. Também é necessário certificar se o armazenamento dos dados é feito de modo criptografado quando necessário pelo nível de sigilo da categorização de um dado.



Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site