Home - Convergência Digital

Big data: falta objetividade, não tecnologia

Convergência Digital
Fabio Barros - 15/10/2014

O uso do Big data pode levar o relacionamento entre operadoras e clientes a um novo patamar. Fornecedores concordam com isso, mas alertam: o grande obstáculo não é a tecnologia. De acordo com Rodolfo Eschenbach, da Accenture, o uso de Big data trará duas grandes vantagens para as operadoras: proatividade, com a antecipação das necessidades do usuário; e individualização do atendimento, de acordo com o perfil do usuário. “Ainda estamos muito longe disso”, disse.

Para o executivo, o desafio a ser enfrentado pelas empresas não está na tecnologia, mas em fatores como mão de obra qualificada para tratar e analisar as informações e na formação de um caso de negócio. “É preciso ter um propósito de negócio que direcione as iniciativas de Big data. Sem esse propósito, as ações ficam perdidas”, afirmou.

Leandro Andrade, da IBM, concorda. “O Big data é uma evolução do antigo data warehouse, mas é preciso definir que propósito de negócio ele vai atender”, defendeu, lembrando que a empresa que apostar em Big data deve ter claro por onde vai começar e que objetivos de negócio ela vai atender.

Para isso, é preciso levar em conta o novo perfil do cliente. Nelson Wang, da Amdocs, lembra que o comportamento do usuário mudou muito ao longo dos últimos anos. “Há 20 anos o cliente era um telefone. Hoje ele é o telefone, a TV por assinatura, a internet, as redes sociais. O usuário é muito mais complexo e quer ser tratado de forma simples e imediatamente”, afirmou.

“A palavra chave é foco”, disse Sandro Tavares, da Nokia, para quem o mercado conta com uma tecnologia poderosa, mas ainda precisa definir em que pontos do negócio ela será aplicada. “Só a partir daí é que deveremos desenvolver as ferramentas certas para fazer uso da tecnologia”, acrescentou.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

11/06/2019
Neoway compra LegalLabs atenta a um mercado estimado em R$ 12 bilhões no Brasil

10/06/2019
Salesforce compra Tableau Software por US$ 15,3 bilhões na maior aquisição de big data

03/06/2019
Brasil fica nas últimas posições em ranking mundial de uso de Big Data e Analytics

30/05/2019
Startup catarinense usa big data para combater desperdício de água potável

22/05/2019
Augmented Analytics: a próxima onda na análise dos dados

15/05/2019
Por big data e analytics, TIVIT compra a carioca Stone Age

23/10/2018
Ciência de dados é ferramenta de combate ao achismo

25/09/2018
São Paulo está em piloto do BID para uso do big data para demandas sociais

17/09/2018
Brasil soma 195 mil empresas ativas no setor de Tecnologia

06/07/2018
Correios vai comprar BI por SaaS

Veja a segunda edição da revista digital Alianza Latinoamericana de Medios TIC 58º Painel Telebrasil

Revista do 58º Painel Telebrasil, realizado nos dias 09 e 10 de setembro de 2014 em Brasília, tendo como tema principal Perspectivas e Propostas para o Próximo Governo, Telecomunicações, Competitividade e Inovação no Brasil.

Clique aqui para ver mais revistas
Veja mais vídeos
EMC
Veja mais vídeos da CDTV
Alianza Latinoamericana de Medios TIC
Futurecom 2015: presente y futuro de las TIC en Latinoamérica y el Mundo

El uso de nuevas tecnologías en deportes, negocios, consumo y educación, serán algunos de los temas abordados en el gran evento de Telecomunicaciones de Latinoamérica.

M2M: cuando las cosas se vuelven inteligentes

Comprende una amplia variedad de alternativas de uso: desde accionar elementos mecánicos (máquinas expendedoras, ascensores, entre otros) hasta actualizar la información que se muestra en pantalla.

José Otero de 4G Americas: “El objetivo es fomentar el desarrollo socioeconómico”

La red social Facebook está dando un paso más adelante en su estrategia para llevar servicios de Internet a los 4.400 millones de usuarios que aún no tienen acceso a la web.

VideoCast Evaluamos entrevista a Carlos López Blanco

Director General de Asuntos Públicos y Regulación de Telefónica  habló del desarrollo de la infraestructura de primer mundial en Latinoamérica.

Amdocs, garantía de éxito de los proveedores de servicio

La compañía proveedora de sistemas y servicios para la experiencia del cliente en la industria de comunicaciones, medios y entretenimiento a nivel mundial, dio a conocer su propuesta de red en la nube que agiliza el servicio y la eficiencia operativa.


Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site