NEGÓCIOS

Governo dos EUA barra exportação de chips da Intel para a China

Da redação* ... 10/04/2015 ... Convergência Digital

O governo dos Estados Unidos recusou a licença pedida pela Intel para vender à China dezenas de milhares de chips para atualização do computador Tianhe-2 (Via Láctea 2) – que há cerca de dois anos é considerado o melhor supercomputador do planeta.

Valendo-se de argumentos de segurança nacional, o Departamento de Comércio dos EUA recusou os pedidos da Intel para exportar chips ao Tiahne-2 e outros três supercomputadores chineses sob alegação de que eles são usados em “explosivos nucleares”. Pelas normas americanas, isso pode envolver projeto, desenvolvimento ou fabricação de armas nucleares.

A Top 500, que monitora os supercomputadores (top500.org), pôs no topo de sua lista de sistemas de melhor performance o Via Láctea 2, da Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa da China. Para chegar a 33 petaflops – ou seja, 33 quatrilhões de cálculos por segundo – o supercomputador usa 80 mil chips Intel Xeon.

Quase ao mesmo tempo, a mesma Intel assinou um contrato de US$ 200 milhões Departamento de Energia americano para construir um supercomputador chamado Aurora, que quando estiver pronto, em 2019, deverá atingir o pico de capacidade de 180 petaflops.

* Da BBC


Cloud Computing
Embraer cria sistema de big data e analytics com AWS e Claranet

Companhia criou o IKON, sistema para captação, armazenamento e análise de alto volume de dados para manutenção preditiva de aeronaves da família E-Jets. Com o novo produto, a coleta automática de dados passou de 12 dias para um processo imediato, garantindo que os dados estejam prontos para serem analisados ​​5 minutos após sua geração na aeronave.

Avanço dos hackers vai fazer brasileiro comprar mais seguros

O brasileiro faz seguro de bens materiais, mas está começando a entender que é preciso também proteger seus dados devido ao avanço dos crimes cibernéticos, observa o diretor da Capgemini Marcio Gropillo. Seguradoras correm contra o tempo para se adaptarem às novas demandas.

Com a transformação digital, bancos assumem o desafio de reter o cliente

Líderes dos principais bancos do País destacam IoT, computação cognitiva e blockchain como fundamentais para o futuro do setor.

Consultoria brasileira Yaman firma parceria com a Tricentis por transformação digital e DevOps

Acordo entre as empresas permtiirá acelerar a fase de testes de software com uso de robôs.

Em 10 anos, faturamento e empregos em TI no Brasil crescem mais de 70%

Como mostra um raio-X feito pela Softex, TI avança quatro vezes mais rápido que o PIB e pode agregar mais US$ 70 bilhões à riqueza nacional com o desenvolvimento de competências digitais.


3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G