GOVERNO » Legislação

Perfil de TI exige regras trabalhistas próprias

Luiz Queiroz e Luís Osvaldo Grossmann ... 01/04/2016 ... Convergência Digital

Seminário Brasscom - Cobertura EspecialUm dos temas mais prementes durante o seminário Brasscom sobre políticas públicas e negócios foi a legislação trabalhista e o impacto negativo das regras elaboradas para um perfil mais ligado à força de trabalho industrial do que para as novas atividades do conhecimento.

Segundo o presidente da ABES, Jorge Sukarie, há características do trabalho em tecnologia da informação que exigem um tratamento distinto, uma maneira diferenciada de tratar o setor, a exemplo do que acontece em diferentes países.

“O setor de TI, até pela horizontalidade, penetração na economia, importância na busca de eficiência, merece um olhar diferente. TI tem uma média salarial superior à média, com profissionais mais qualificados que requerem uma relação diferente na maneira de trabalhar do que o previsto na legislação trabalhista”, afirmou.

Ele lembrou que o momento do Brasil é desafiador e que o setor de TI não deve repetir o desempenho do ano passado, quando cresceu cerca de 10%. Mas vê oportunidades, inclusive junto ao setor público, que tem planos de ampliação da oferta de serviços eletrônicos.

“Nos últimos anos vimos uma expansão muito grande das soluções de mobilidade, o aumento brutal de vendas de tablets e smartphones. O que a gente espera do governo é uma oferta de soluções e de acesso a informação muito maior. Isso é uma tendência. A maneira como incentivar a iniciativa privada a participar, a indústria nacional de software, é o desafio para esses dois entes trabalharem juntos.” Assista a entrevista com o presidente da ABES.

Veja a cobertura completa do Seminário de Políticas Públicas & Negócios:
http://www.convergenciadigital.com.br/especial/seminario-brasscom


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

TSE manda Dataprev parar de usar dados da Justiça Eleitoral para avaliar auxílio emergencial

Pedido foi feito de forma oficial pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luiz Roberto Barroso. A alegação é que os BDs não informam o exercício de mandato eletivo.

Agência Espacial abre edital para lançamentos comerciais na base de Alcântara

AEB é responsável pelas tratativas iniciais com as empresas, nacionais ou estrangeiras, interessadas em utilizar a base brasileira para lançamento de veículos espaciais.

PL quer adiar venda do Serpro, Dataprev, Telebras e outras estatais

Proposta, que está em análise na Câmara dos Deputados, ressalta que o 'períodos de crise são um excelente momento para quem compra e péssimo para quem vende'. Privatizações estão agendadas para junho de 2021. Ideia é adiar as vendas para 12 meses após o fim da pandemia de Covid-19.

STF derruba MP que mandava teles repassarem dados de clientes ao IBGE

Prevaleceu o entendimento da relatora, Rosa Weber, de que a ordem de recolher nome, endereço e telefone de todos os clientes de telefonia fixa e móvel configura medida excessiva, sem finalidade delimitada ou garantias suficientes. 

Governo lança guia de melhores práticas de adequação à LGPD

Manual ressalta que o compartilhamento de informações na administração é possível, mas precisa respeitar os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G