Home - Convergência Digital

Europa: Google segue usando o Android para práticas anticompetitivas

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 07/03/2017

O Open Internet Project (OIP), cujos membros incluem a Axel Springer e o Getty Images, acusou, pela segunda vez, nesta terça-feira,07/03, o Google, controlado pela holding Alphabet, de impor restrições anticompetitivas aos fabricantes de smartphones do sistema operacional Android. O grupo, que apresentou à Comissão Europeia a primeira reclamação contra o serviço comparativo de compras do Google cerca de três anos atrás, pediu à autoridade regulatória do bloco que tome medidas.

"O Google mais uma vez, em violação às regras antitruste da UE, abusou de sua posição dominante ao impor restrições a fabricantes de dispositivos Android e operadoras de telefonia móvel, visando preservar e fortalecer sua dominância em geral na área de buscas online", informou o OIP em comunicado. O porta-voz da Comissão Europeia, Ricardo Cardoso, disse que a autoridade reguladora avaliará a queixa. O Google, por sua vez, afirmou que o Android contribui em vez de prejudicar a concorrência.

A ferramenta de buscas online mais popular do mundo está na mira da UE desde abril do ano passado, acusada de usar sua posição dominante no sistema operacional Android para pressionar os rivais. Reguladores dizem que, entre as táticas, a empresa exige que as fabricantes pré-instalem o Google Search e o Google Chrome para terem acesso aos aplicativos do Google.

A companhia, que fatura bilhões com publicidade em telefones do tipo Android por meio de aplicativos como Mapas, Busca e Gmail, pode ter que desembolsar uma multa de até 10% do resultado global, se culpada por violar as regras da UE.

*Com agências internacionais

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

06/09/2017
Ransomware para Android cresce 181% em seis meses

21/08/2017
Google lança sistema Android 8.0 com proteção para apps inseguros

17/04/2017
Google vai abrir Android a outros buscadores na Rússia

03/04/2017
Android supera o Windows e vira sistema operacional mais usado no mundo

15/03/2017
Google lança curso para brasileiro de certificação em Android

07/03/2017
Europa: Google segue usando o Android para práticas anticompetitivas

17/02/2017
Android e IOS estão em 99,6% dos smartphones vendidos

02/12/2016
Vírus para Android 'Gooligan' rouba um milhão de contas do Google

10/11/2016
Google rebate, de novo, Comissão Europeia e diz que Android aumentou competição

08/09/2016
Europa dá mais 12 dias à Google para responder em processo sobre Android

Destaques
Destaques

Teles projetam 100 milhões de 4G até o fim de 2017

Em outubro, a conta é de que já existiam 95 milhões de acessos em 4G, contra 92 milhões de 3G. Expectativa é de que o LTE represente 80% dos acessos em 2018.

Migração total do 2G exige smartphones mais baratos

Para o Sinditelebrasil, preço dos aparelhos é barreira para os 36 milhões de usuários que ainda têm acessos GSM. Acessos 4G superaram os 3G em outubro.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Que ninguém fique sem o sinal de TV digital

Por Juarez Quadros do Nascimento*

Em artigo exclusivo para o Convergência Digital, o presidente da Anatel e do GIRED, revela que a liberação do 700 Mhz atrai a atenção de outros países; aumenta a geração de empregos e acelera a inclusão digital com a massificação do 4G.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site