GESTÃO

Demanda de TI da Caixa multiplicou por 10 com o FGTS e novo recorde é esperado em abril

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 17/03/2017 ... Convergência Digital

Em apenas seis dias de operação oficial da liberação das contas inativas do FGTS pela Caixa Econômica Federal foram liberados R$ 4,4 bilhões e houve um atendimento de 3,128 milhões de trabalhadores, o que significa 10% do total da demanda esperada - a liberação de recursos é estimada em R$ 46 bilhões e trabalhadores beneficiados serão 30,6 milhões.

"A TI alterou todos os seus sistemas de suporte e redimensionou a sua capacidade de servidores, mas o grande trabalho foi a nossa capacidade coletiva de planejamento. Todo mundo se envolveu. Do funcionário da agência até o presidente", revela o vice-presidente de TI da Caixa, José Antonio Eirado Neto, que participou do 2º Seminário Brasscom Políticas Públicas & Negócios, realizado em Brasília.

Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, Eirado Neto diz que um novo ponto de inflexão da TI virá no dia 10 de abril, quando mais trabalhadores serão atendidos. "Os testes estão sendo feitos, os servidores tiveram sua capacidade aumentada. O nosso movimento aumentou 10 vezes em fevereiro. Foi muito além do que se esperava e no primeiro dia tivemos problema, mas rapidamente conseguimos fazer a TI segurar o processo", diz.

Para o VP de TI, nenhuma instituição financeira do país passou na TI o pico de movimento que a Caixa enfrentou nesse primeiro momento da liberação das contas inativas. "Foi uma prova de fogo", afirma. Com 120 milhões de contas correntes no banco de dados, a Caixa realiza prova de conceitos com o big data e promete ter uma solução em uso entre setembro e outubro. "Já definimos que negócios e TI terão de andar juntos". Eirado Neto fala ainda sobre a necessidade de mudança no modelo de compras públicas de TI no governo. Assistam a entrevista.


Amizade no Facebook não desqualifica testemunha em ação trabalhista

Para o TRT de Minas Gerais, se vínculo em redes sociais caracterizasse suspeição não restariam testemunhas em processos trabalhistas. 

TVs de tubo e PCs de mesa viram sucata eletroeletrônica

TV digital aumentou o descarte das TVs analógicas em São Paulo. Impressoras e monitores também estão no top 5 da lista dos eletroeletrônicos jogados fora.

eSocial: empresas de TI precisam contratar seguro de responsabilidade civil

O conselho é do consultor tributarista e empresarial Lucas Ribeiro. Segundo ele, é necessário prevenir-se contra os possíveis erros do sistema do novo regime da Receita.

Banda larga não pode ser vista como custo nas prefeituras

A afirmação é do presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Marcel Micheletto. "As prefeituras podem ser protagonistas, mas temos que ter atitude e investir em TIC", reforça.

No Governo, apenas 32% dos serviços foram 100% digitalizados

Levantamento feito pelo Ministério do Planejamento aponta que  ainda há muito por fazer no pais, uma vez que 39% dos serviços estão parcialmente digitalizados e 29% não estão disponíveis para acesso online em nenhuma das etapas.



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G