GESTÃO

Demanda de TI da Caixa multiplicou por 10 com o FGTS e novo recorde é esperado em abril

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 17/03/2017 ... Convergência Digital

Em apenas seis dias de operação oficial da liberação das contas inativas do FGTS pela Caixa Econômica Federal foram liberados R$ 4,4 bilhões e houve um atendimento de 3,128 milhões de trabalhadores, o que significa 10% do total da demanda esperada - a liberação de recursos é estimada em R$ 46 bilhões e trabalhadores beneficiados serão 30,6 milhões.

"A TI alterou todos os seus sistemas de suporte e redimensionou a sua capacidade de servidores, mas o grande trabalho foi a nossa capacidade coletiva de planejamento. Todo mundo se envolveu. Do funcionário da agência até o presidente", revela o vice-presidente de TI da Caixa, José Antonio Eirado Neto, que participou do 2º Seminário Brasscom Políticas Públicas & Negócios, realizado em Brasília.

Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, Eirado Neto diz que um novo ponto de inflexão da TI virá no dia 10 de abril, quando mais trabalhadores serão atendidos. "Os testes estão sendo feitos, os servidores tiveram sua capacidade aumentada. O nosso movimento aumentou 10 vezes em fevereiro. Foi muito além do que se esperava e no primeiro dia tivemos problema, mas rapidamente conseguimos fazer a TI segurar o processo", diz.

Para o VP de TI, nenhuma instituição financeira do país passou na TI o pico de movimento que a Caixa enfrentou nesse primeiro momento da liberação das contas inativas. "Foi uma prova de fogo", afirma. Com 120 milhões de contas correntes no banco de dados, a Caixa realiza prova de conceitos com o big data e promete ter uma solução em uso entre setembro e outubro. "Já definimos que negócios e TI terão de andar juntos". Eirado Neto fala ainda sobre a necessidade de mudança no modelo de compras públicas de TI no governo. Assistam a entrevista.


eSocial e as mudanças nas obrigações trabalhistas

A Fenacon preparou um documento relatando as obrigações que serão extintas com a entrada em vigor do novo regime.

Anatel vai cortar serviços de TI e parte do call center por falta de dinheiro

Agência reclama do corte de um terço do orçamento de custeio e investimentos previsto para este ano. “Impossível trabalhar com esses limites”, reclamou o presidente Juarez Quadros.

Sem consenso, Congresso adia indicações para Conselho de Comunicação Social

Eunício Oliveira indicou diretor da Claro para uma das vagas da sociedade civil. Oposição ameaçou pedir voto nominal e sessão foi derrubada por falta de quórum.

Telebras: Conselho de Administração aprovou diretriz sem saber que era fraude

Ex-presidente da Telebras, Caio Bonilha, levou ao Conselho de Administração documento falso, com assinatura forjada do antecessor Rogério Santanna para impedir reajuste de gratificação de funcionários. Prejuízo causado aos trabalhadores pode chegar a R$ 13 milhões.

Corporações estão saltando as tecnologias para suprir a demanda de TI

A renovação do parque de TI - suspensa nos últimos três anos - se faz obrigatória e aponta para uma retomada dos negócios em 2017 na América Latina, sustentam Diego Majdalani, presidente para América Latina da Dell EMC Commercial, e Octavio Osorio, vice presidente para AL da Dell EMC Enterprises.



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G