INTERNET

NIC.br libera código-fonte de sistema que mede qualidade da Internet

Da redação ... 29/05/2017 ... Convergência Digital

Desde o dia 25 de maio, provedores, programadores e usuários podem baixar e instalar o código do SIMET Box em seus roteadores. O anúncio desta liberação aconteceu durante o LACNIC 27, encontro que reúne, em Foz do Iguaçu (PR), centenas de participantes de mais de 30 países em torno de discussões sobre temas decisivos para o futuro da Internet na América Latina e Caribe. O código-fonte do SIMET Box, equipamento de medição de tráfego Internet do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), está disponível no endereço: http://simet.nic.br/simetbox.

Com a liberação do código, o NIC.br atende a uma demanda da comunidade Internet, que poderá sugerir melhorias para o sistema e novas funcionalidades. "Os provedores poderão utilizar o SIMET Box em suas redes e analisar a qualidade da conexão que está sendo entregue aos usuários onde o equipamento foi instalado. Já os programadores e usuários com conhecimentos avançados poderão usá-lo em seus roteadores, além de validar o sistema e alimentá-lo com a curadoria do NIC.br. Todos são beneficiados", destaca Fabricio Tamusiunas, gerente de projetos do NIC.br à frente do sistema de medição.

A iniciativa permite ainda que estudantes, profissionais da área e demais interessados em software livre aprendam com a leitura do código, tirem dúvidas e acompanhem a evolução do SIMET Box desde o início. O NIC.br manterá um fórum para discussões sobre o sistema em github.com/simetnicbr.

"Ao promover o uso do SIMET Box, teremos mais medições e, consequentemente, maior riqueza de dados sobre a qualidade da conexão à Internet nas diferentes localidades do Brasil", comenta Tamusiunas. Os resultados dos testes são armazenados pelo NIC.br e disponibilizados on-line por meio do Mapa de Qualidade da Internet. Com a liberação do código-fonte, os usuários continuam acessando o histórico das medições e exportação dos dados, porém devem manter-se atentos a atualizações do sistema, que serão disponibilizadas no site do SIMET.

Um dos principais equipamentos de medição de tráfego Internet do País, o SIMET Box analisa e monitora a qualidade da Internet várias vezes ao dia, faz testes de validação de BCP-38, de gerência de porta 25, qualidade de DNS, totaliza o tráfego mensal, entre outras funcionalidades. O SIMET é ainda o único sistema de medições brasileiro para usuário final que realiza testes usando IPv6. Outro diferencial do sistema é a independência, uma vez que os testes são realizados fora das redes das operadoras, dentro dos PIXes (pontos de acesso ao IX.br) do NIC.br.


Índia multa Google em R$ 70 milhões por abuso de posição dominante

Comissão de Competição do país entendeu que o motor de buscas favorecia seus próprios sistemas comerciais nos resultados das pesquisas. 

CCJ do Senado aprova projeto que exige consentimento para grupos em redes sociais

PLS 347/16 prevê que aplicações como Facebook, Whatsapp ou Telegram precisam de anuência prévia dos usuários para a criação de novos grupos.

Senador quer cadeia para ‘fake news’, mas só as divulgadas na Internet

Projeto de lei de Ciro Nogueira (PP-PI) prevê reclusão de um a três anos se a notícia falsa for publicada na rede mundial. Se for na televisão ou em jornais impressos, a pena é menor e em regime aberto. TSE chama Google, Twitter e Facebook para conversar.

Pequenos provedores puxam mercado e banda larga fixa cresce 7,15% em 2017

Os ISPs responderam por mais de dois terços do crescimento no número de conexões e viram fatia de mercado passar de 10,9% para 14,6% no Serviço de Comunicação Multimídia. 

Metalúrgica reduz R$ 1 milhão/ano em consumo de água com Internet das Coisas

CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) investiu em tecnologia para monitorar o consumo de água e reduziu o consumo de 3.146 para 52 metros cúbicos por mês.

Revista Abranet 23 . dez 2017 - jan/fev 2018
Veja a Revista Abranet nº 23 Qual é a fórmula do sucesso? Boas práticas aplicadas por corporações bem-sucedidas sugerem um caminho a seguir. Entrevista com Tadao Takahashi. Discussão sobre a lei de proteção de dados avança. E mais.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G