Convergência Digital - Home

Nuvem e inteligência dos dados são alicerces da Internet das Coisas

Convergência Digital
Ana Paula Lobo e Pedro Costa - 01/06/2017

O smartphone é uma coisa que está conectada e é a prova que a Internet das Coisas está acontecendo, diz o diretor de Inovação da TIM Brasil, Janílson Barbosa. Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante a 17ª Rio Wireless, realizada no Rio de Janeiro, no dia 30/05, o especialista afirmou que o relevante, agora, é transpor a fronteira dos celulares inteligentes para outros dispositivos. "É poder fazer mais com os objetos conectados. É ampliar o modelo de negócios", explica.

Segundo Bezerra, o setor de telecomunicações no Brasil vive uma primeira onda da Internet das Coisas com a comunicação máquina a máquina encontrando o seu valor. A segunda onda está chegando com a massificação do 4G e a terceira onda será o 5G, que vai mudar o conceito de infraestrutura de rede. Isso exigirá adaptação da indústria. E um dos desafios é dar maior longevidade para as baterias.

O diretor da TIM Brasil sustenta que há alicerces para a Internet das Coisas e entre eles se destacam a computação em nuvem, o big data e a capacidade de processamento dos dados em tempo real. "A inteligência é essencial para dar valor aos negócios".  Assistam a entrevista com o diretor de Inovação da TIM Brasil, Janílson Bezerra.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis

Destaques
Destaques

Open Stack conquista o coração e o bolso das corporações

A possibilidade de personalizar o código-fonte para desenvolver aplicativos é o motivo mais forte apontado para a adesão ao open source pelas empresas latino-americanas.

Pública ou privada, a nuvem é incorporada à TI dos bancos

"Se algum banco não aceita é problema dele", diz José Antônio Eirado Neto, da Caixa. "Interoperabilidade ainda nos desafia", pontua Marino Aguiar, do Santander. Já Maurício Minas, do Bradesco, defende a nuvem pública, mas assume: "não faz sentido se desfazer do que foi construído no mainframe".



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O uso inteligente do Big Data a favor da indústria

Por Marlos Bosso*

Os impactos da revolução 4.0 são inevitáveis. Identrificar o que está por vir é o desafio dos executivos.

Produzimos mais dados do que a capacidade de armazená-los

Por Thiago Franco*

Será que a demanda digital romperá com os limites físicos dos datacenters em curto prazo? Nos últimos anos, muitos especialistas têm tentado responder a esta pergunta.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site