Convergência Digital - Home

Nuvem e inteligência dos dados são alicerces da Internet das Coisas

Convergência Digital
Ana Paula Lobo e Pedro Costa - 01/06/2017

O smartphone é uma coisa que está conectada e é a prova que a Internet das Coisas está acontecendo, diz o diretor de Inovação da TIM Brasil, Janílson Barbosa. Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante a 17ª Rio Wireless, realizada no Rio de Janeiro, no dia 30/05, o especialista afirmou que o relevante, agora, é transpor a fronteira dos celulares inteligentes para outros dispositivos. "É poder fazer mais com os objetos conectados. É ampliar o modelo de negócios", explica.

Segundo Bezerra, o setor de telecomunicações no Brasil vive uma primeira onda da Internet das Coisas com a comunicação máquina a máquina encontrando o seu valor. A segunda onda está chegando com a massificação do 4G e a terceira onda será o 5G, que vai mudar o conceito de infraestrutura de rede. Isso exigirá adaptação da indústria. E um dos desafios é dar maior longevidade para as baterias.

O diretor da TIM Brasil sustenta que há alicerces para a Internet das Coisas e entre eles se destacam a computação em nuvem, o big data e a capacidade de processamento dos dados em tempo real. "A inteligência é essencial para dar valor aos negócios".  Assistam a entrevista com o diretor de Inovação da TIM Brasil, Janílson Bezerra.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis

Destaques
Destaques

Nuvem não é e não será gratuita

Os departamentos de TI precisam aceitar o fato de que só porque um aplicativo está na nuvem, não significa que ele esteja economizando dinheiro ou alcançando um retorno sobre o investimento maior.

Apenas 10% das empresas conseguem usar o big data para identificar fraudes

A maior dificuldade é identificar onde estão os dados para serem analisados. Atualmente o big data é usado para buscar pistas de anomalias financeiras, como duplicidade de pagamentos e revisão da folha de pagamento.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Criando uma arquitetura analítica para o futuro

Por Stephen Rigo*

O custo de não ter a arquitetura analítica adequada é alto, já que esse fator pode gerar problemas de incompatibilidade, governança, segurança, falta de acordos de nível de serviço, escalabilidade e problemas de extensibilidade.

O uso inteligente do Big Data a favor da indústria

Por Marlos Bosso*

Os impactos da revolução 4.0 são inevitáveis. Identrificar o que está por vir é o desafio dos executivos.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site