Home - Convergência Digital

Bancos respondem por 14% dos investimentos de TI no Brasil

Convergência Digital
Fernanda Ângelo - 06/06/2017

Começou nesta terça-feira, 06/06, em São Paulo, o Ciab FEBRABAN 2017, o maior evento de tecnologia bancária da América Latina. Em sua 27ª edição, este ano o evento acontece em meio ao conturbado cenário político e econômico atravessado pelo Brasil. Ainda assim, a mensagem que se tentou passar durante a abertura do congresso foi de otimismo.

O presidente da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), Murilo Portugal, abriu o evento falando sobre a capacidade das instituições financeiras de adaptarem sua presença às conveniências, preferências e necessidades da população. “Este ano o Ciab FEBRABAN acontece sob o tema ‘Ser Digital’ e tratará do processo de consolidação e transformação digital nos bancos e instituições financeiras”, explicou.

Portugal analisou que, em meio aos desafios tecnológicos, administrativos e culturais, os bancos têm conseguido levar serviços adequados, investir em agências digitais e ficar atentos aos desafios e aos modelos da economia digital para atender tanto a clientes antigos quanto à nova geração.

“O Brasil tem hoje 1 milhão de contas digitais, e a expectativa é chegar a 3,3 milhões ao final deste ano”, afirmou o presidente da FEBRABAN. “Enfrentar os desafios exigiu muito poder de inovação dos bancos em seus negócios. Tudo isso se comprova nos montantes. Em 2016, foram investidos R$ 18,6 bilhões, ficando no mesmo patamar de 2015, mesmo em ano de recessão.”

O setor, acrescentou Portugal, respondeu por 14% do total de despesas e investimentos realizados em tecnologia no Brasil em 2016. Citando um recente estudo da FEBRABAN conduzido pela Deloitte, Mauricio Minas, presidente do Conselho do Ciab e vice-presidente do Banco Bradesco, destacou o crescimento nos números digitais dos bancos. Em 2016, as instituições realizaram 65 bilhões de transações, das quais 34% foram concretizadas via mobile. “O internet banking é o segundo canal na preferência dos clientes e, junto com o mobile, representou 57% do total de transações”, revelou.

O estudo ainda mostrou que 9,5 milhões de clientes já são considerados heavy users, o que significa que já realizam mais de 80% de suas transações pelo mobile banking. As tecnologias cognitivas e de Analytics foram as que mais receberam investimentos, respondendo por 25% e 47%, respectivamente, do total investido pelos bancos em tecnologia.

Momento do País

O presidente da FEBRABAN alertou que os bancos não podem impedir que as incertezas paralisem os esforços das reformas trabalhista e previdenciária. “O Brasil sempre tirou proveito de fases difíceis. Ao fim deste momento desafiador, tenho certeza de que o Brasil estará mais forte do que entrou”, disse, acrescentando que os bancos serão parte dessa solução e estão preparados para financiar o crescimento e prover liquidez à economia.

João Doria Jr, prefeito de São Paulo, também participou da cerimônia de abertura. Doria pediu à plateia que não abandone a perspectiva de retomada do Brasil. “O País é maior do que as suas crises.” O Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, falou da importância do setor bancário e de sua capacidade de investimento em momentos de economia conturbada.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis

LEIA TAMBÉM:

19/06/2017
B3 tem grupo multifuncional para avaliar blockchain

16/06/2017
Amiggo investe em IA e Machine Learning no Brasil

16/06/2017
Contact Center se reinventa com nuvem e serviços digitais

16/06/2017
Inglesa Darktrace vem para o Brasil para atuar na cibersegurança

16/06/2017
Bancos 100% online incrementam o negócio de certificação digital

16/06/2017
OT-Morphos: Internet das Coisas vai impulsionar o dinheiro digital

16/06/2017
Videoconferência é o pilar da colaboração em tempo real

16/06/2017
Seguradoras precisam correr com a jornada para a transformação digital

16/06/2017
Ataques à segurança revelam o poder das aplicações nos negócios

16/06/2017
Para não errar, bancos não podem minimizar o impacto da mudança digital


Copyright © 2005-2017 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site