INCLUSÃO DIGITAL

Segundo Ipea, 11,6 milhões de domicílios teriam internet se houvesse oferta

Luís Osvaldo Grossmann ... 06/06/2017 ... Convergência Digital

Ao analisar critérios de como priorizar investimentos em banda larga, a pedido da Anatel, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada concluiu que até 11,6 milhões de domicílios brasileiros, ou 17% do total, poderiam já usufruir do acesso a internet caso houvesse oferta do serviço. 

Nessas contas, atualmente 39,1 milhões de domicílios já têm acesso à internet, seja por conexões fixas ou móveis (3G, 4G). “Se a oferta fosse universal, esses 39,1 milhões passariam para 45 milhões. Ou seja, 6 milhões de domicílios têm capacidade de consumir, mas não consomem porque o serviço não chegou lá”, afirmou o diretor de estudos regionais do Ipea, Alexandre Ywata. 

Esse número poderia ser ainda maior e chegar a 50,7 milhões de domicílios que teriam capacidade de consumir internet no caso de ampliação das redes nas principais regiões metropolitanas do país. Ou seja, há um grande mercado potencial que poderia ser atendido pelo lado da ampliação da oferta. 

A conclusão faz parte do trabalho que avalia como priorizar os investimentos em redes a serem impulsionados a partir da nova política pública de banda larga, na qual se espera usar a conversão de multas e o valor da adaptação de concessões para autorizações. Nele, o Ipea separou os municípios brasileiros em seis grupos: urbanos de maior renda, rurais de maior renda, urbanos de menor renda, semiurbanos de renda média, rurais vulneráveis e rurais mais pobres. 

“O objetivo do projeto é fornecer subsídios ao governo federal para a formulação de estratégias para universalização do acesso à internet no Brasil. O projeto tem três etapas: avaliação do impacto usando dados históricos do aumento de acesso à internet, dimensionamento do mercado potencial para serviços de internet e avaliação do impacto de diferentes estratégias de priorização de municípios para novos investimentos na ampliação da rede”, explica o Ipea.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Juiz de Fora, MG, é número 1 na oferta de serviços digitais em ranking das teles

Operadoras expandiram o ranking das cidades amigas da banda larga para avaliar também as que oferecem serviços digitais aos cidadãos.No ranking das cidades amigas da Banda Larga, Uberlândia se mantém com a liderança. Brasília e São Paulo estão nos últimos lugares.

Hughes vai ofertar banda larga via satélite em mais 1000 cidades no Brasil

Cobertura servirá para os Estados do Amapá, Amazonas e Rondônia. Serviço será vendido a partir do terceiro trimestre. Velocidades de acesso estão entre 10 Mbps e 25 Mbps.

Cabo e fibra superam rádio como principal conexão nas prefeituras

Segundo a nova pesquisa TIC Governo Eletrônico, avanço foi especialmente puxado por municípios do Nordeste e com até 100 mil habitantes.

Com celular, Internet chegou a 70% dos domicílios no Brasil

Número de lares conectados cresceu 7 pontos percentuais em 2017, graças aos telefones móveis e a novos televisores.

Ouvidoria da Anatel diz que migração da TV Digital deve virar referência global

Segundo o relatório sobre a transição, “autoridades  de nações  interessadas  no tema  têm  visitado  o Brasil  para conhecer  de perto o processo  simultâneo  de digitalização  da transmissão   da TV e  a liberação  da  Faixa  de 700 MHz “. 

TV Digital: "Feirões' de conversores atraem consumidores no interior de SP

“O brasileiro não consegue ficar sem televisão, mas tem gente que deixa para o último dia”, observa presidente da Seja Digital, Antonio Martelleto.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G