INCLUSÃO DIGITAL

Segundo Ipea, 11,6 milhões de domicílios teriam internet se houvesse oferta

Luís Osvaldo Grossmann ... 06/06/2017 ... Convergência Digital

Ao analisar critérios de como priorizar investimentos em banda larga, a pedido da Anatel, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada concluiu que até 11,6 milhões de domicílios brasileiros, ou 17% do total, poderiam já usufruir do acesso a internet caso houvesse oferta do serviço. 

Nessas contas, atualmente 39,1 milhões de domicílios já têm acesso à internet, seja por conexões fixas ou móveis (3G, 4G). “Se a oferta fosse universal, esses 39,1 milhões passariam para 45 milhões. Ou seja, 6 milhões de domicílios têm capacidade de consumir, mas não consomem porque o serviço não chegou lá”, afirmou o diretor de estudos regionais do Ipea, Alexandre Ywata. 

Esse número poderia ser ainda maior e chegar a 50,7 milhões de domicílios que teriam capacidade de consumir internet no caso de ampliação das redes nas principais regiões metropolitanas do país. Ou seja, há um grande mercado potencial que poderia ser atendido pelo lado da ampliação da oferta. 

A conclusão faz parte do trabalho que avalia como priorizar os investimentos em redes a serem impulsionados a partir da nova política pública de banda larga, na qual se espera usar a conversão de multas e o valor da adaptação de concessões para autorizações. Nele, o Ipea separou os municípios brasileiros em seis grupos: urbanos de maior renda, rurais de maior renda, urbanos de menor renda, semiurbanos de renda média, rurais vulneráveis e rurais mais pobres. 

“O objetivo do projeto é fornecer subsídios ao governo federal para a formulação de estratégias para universalização do acesso à internet no Brasil. O projeto tem três etapas: avaliação do impacto usando dados históricos do aumento de acesso à internet, dimensionamento do mercado potencial para serviços de internet e avaliação do impacto de diferentes estratégias de priorização de municípios para novos investimentos na ampliação da rede”, explica o Ipea.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Dois anos depois, só Sky tem estações licenciadas para uso de sobras de 2,5 GHz

Das 110 empresas que compraram lotes em dezembro de 2015, 89 concluíram o procedimento de outorga, mas pate já está pedindo à Anatel mais prazo para entrar em operação. 

França vai banir celulares em escolas a partir de 2018

Anúncio foi feito pelo ministro da educação do país, Jean-Michel Blanquer. Medida valerá para estudantes menores de 15 anos. 

Unicef alerta que acesso à internet só pelo smartphone amplia fosso digital

Para entidade, aparelhos móveis não podem ser considerados substitutos equivalentes porque restringem o tipo e a qualidade do conteúdo acessível. 

Telebras vai assumir Gesac por cinco anos e R$ 663,5 milhões

Estatal já garantiu o contrato por inexigibilidade de licitação, conforme publicado nesta sexta, 8/12, no Diário Oficial. Meta será conexão de 15 mil pontos com acessos de 10 Mbps. 

Telebras prevê comprar 200 mil antenas para oferecer internet via satélite

“É o que a gente vai deixar. Caso as empresas não queiram em determinado lugar, o Decreto 7175/2010 permite que a Telebras faça diretamente”, afirmou o diretor técnico da estatal, Jarbas Valente, em audiência na Câmara. 

PNAD 2016: celular quase encosta em TVs nos lares brasileiros

Pesquisa do IBGE mostra que, em 2016, em 92,3% dos domícilios pelo menos um morador possuía um telefone celular. As TVs estão presentes em 97,4% dos domícilios. O acesso à Internet chegou a 63,6% dos domicílios, com o celular ganhando fácil dos PCs e tablets. 



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G