Home - Convergência Digital

Banco do Brasil testa blockchain para aceite de boletos de propostas

Convergência Digital
Roberta Prescott - 08/06/2017

O Banco de Brasil, em conjunto com Bradesco, CIP, Itaú Unibanco e Santander, desenvolveu um projeto para criar um sistema de registro de consulta de aceites de boletos de propostas emitidos pelas instituições financeiras. A prova de conceito teve como objetivos analisar o armazenamento do aceite e do boleto de proposta de forma eletrônica e testar a tecnologia blockchain.

Em palestra no Ciab FEBRABAN 2017, evento de tecnologia bancária que ocorre nesta semana em São Paulo, Leandro Minniti, gestor de produtos da CIP, explicou que o projeto — batizado de Aciptance — começou a ser desenvolvido em abril deste ano e contou com sete desenvolvedores trabalhando ao longo de quatro semanas.

Este tipo de boleto destina-se a apresentar uma proposta, seja de oferta de produtos e serviços, doações ou convite de associação. A particularidade dele está no aceite, isto é, a manifestação da pessoa que irá recebê-lo.

Não houve, segundo Minniti, integração com sistemas legados e nem uso de dados reais de clientes. Além disto, o escopo foi reduzido para ter um conjunto mínimo de informações e regras. Foi pensado como um modelo de blockchain privado do qual participam da rede apenas entidades autorizadas.

De acordo com Minniti, se, por um lado, a prova de conceito se mostrou uma excelente oportunidade para trabalhar em um modelo de colaboração entre as instituições e trocar experiências, por outro, a governança ainda é um ponto crítico que precisa ser debatido. É preciso também fomentar o desenvolvimento de conhecimento específico no tema.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis

LEIA TAMBÉM:

19/06/2017
B3 tem grupo multifuncional para avaliar blockchain

16/06/2017
Amiggo investe em IA e Machine Learning no Brasil

16/06/2017
Contact Center se reinventa com nuvem e serviços digitais

16/06/2017
Inglesa Darktrace vem para o Brasil para atuar na cibersegurança

16/06/2017
Bancos 100% online incrementam o negócio de certificação digital

16/06/2017
OT-Morphos: Internet das Coisas vai impulsionar o dinheiro digital

16/06/2017
Videoconferência é o pilar da colaboração em tempo real

16/06/2017
Seguradoras precisam correr com a jornada para a transformação digital

16/06/2017
Ataques à segurança revelam o poder das aplicações nos negócios

16/06/2017
Para não errar, bancos não podem minimizar o impacto da mudança digital


Copyright © 2005-2017 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site