INOVAÇÃO

FINEP põe dinheiro para ser sócia investidora das startups

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 11/07/2017 ... Convergência Digital

O projeto Finep Startup, lançado no último dia 27 de junho, não é o primeiro do braço de fomento do MCTIC para as startups, mas tem um diferencial: a entidade se tornará sócia das empresas selecionadas. Serão pelo menos 50 empresas selecionadas e a proposta é, sim, incentivar a busca por investidores anjos e por investidores efetivos.

"O grande diferencial dessa iniciativa é a FINEP como sócia. A nossa seleção será mais efetiva. Não é ter uma ideia na cabeça. É ter um projeto. Sabemos a dificuldade que é ter um investidor e o nosso selo vai ajudar muito. O investimento não é simplesmente não reembolsável. O nosso dever de casa é escolher bem a empresa financiada para ter esse retorno mais à frente", afirma em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, o diretor de Inovação da FINEP, Márcio Girão. A chamada pública já está disponível e deve apoiar 50 empresas por ano em duas rodadas de investimentos – em cada uma, 25 empresas serão selecionadas.

A expectativa é que o programa ofereça até R$ 400 milhões em quatro anos. O apoio da financiadora deve se concentrar nas seguintes áreas temáticas: educação, cidades sustentáveis, fintech – junção de finanças com tecnologia –, Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), economia criativa, energia, defesa, mineração, petróleo, manufatura avançada, biotecnologia, tecnologia agrícola, química e modelagem da informação da construção (BIM, na sigla em inglês). "BIM e manufatura avançada, que permitirá a ida do Brasil para a indústria 4.0 terão grande alvo", antecipa Girão. Assistam a entrevista com o diretor de Inovação da FINEP.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

EDP busca startups no setor elétrico

Free Electrons Global Accelerator - evento criado pela empresa que atua em todos os segmentos da cadeia elétrica - vai levar empreendedores para o Vale do Silício, Austrália e Berlin.

Algar Tech cria a Duda, sua plataforma de Inteligência Artificial

Plataforma está sendo usasda em atendimento via apps de mensageria no processo de renegociação de dívidas, que passou a ser 100% sem interferência humana.

Inovação que dá certo é a que une a grande empresa à startup

A burocracia é um grande entrave à inovação, mas o ponto mais crítico é a falta de interação entre o mercado e as boas ideias das startups, observam Rafael Duton e Alexandre Castro, do Oito, da Oi.

Oi investe em startups para ter 'inovação correndo nas veias'

Empresa ativou o Oito, hub de empreendedorismo e inovação no Rio de Janeiro.

Intel: Brasil fica fora dos mercados de IA, IoT e 5G se olhar apenas para o 'próprio umbigo'

"Não há como ser um ator global sem produzir tecnologia para a exportação", advertiu o diretor-geral,Maurício Ruiz. Empresa quer se redimir dos erros e garantir o protagonismo no 5G. Sobre produção local, mesmo com o boom das memórias, o executivo diz ser 'muito difícil'.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G