GESTÃO

Guaíra, no Paraná, monta datacenter e cria modelo de saúde digital

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 27/07/2017 ... Convergência Digital

Com pouco mais de 33 mil habitantes, Guaíra, localizada na fronteira do Brasil com o Paraguai, priorizou o uso de TICs e criou um modelo de saúde digital que está sendo replicado em outras cidades do estado do Paraná. A informatização da saúde, além de trazer os servidores para o projeto, fez saltar o número de consultas de 85 mil/mês para 135 mil consultas/mês e resultou em benefícios financeiros para a gestão pública.

"Com o serviço informatizado e funcionando, a prefeitura obteve verba do governo do estado e, como identificamos os moradores de Guaíra, conseguimos verba federal para atender os moradores do Paraguai que vêm à nossa cidade para buscar atendimento gratuito de saúde", conta Benjamin Lemes Fernandes, coordenador de TI de Guaíra. Agora, o plano é montar um datacenter próprio até o final do ano. "Vamos economizar R$ 1 milhão", aposta o especialista.

Guaíra também investe no desenvolvimento interno de software. E o primeiro deles já chegou para o cidadão: o software da capela mortuária, que permite identificar os mortos enterrados na cidade. Em telecomunicações, a cidade conta com três provedores Internet, que instalaram redes de fibra óptica. O projeto digital de Guaíra foi reconhecido e premiado pela Rede Cidade Digital durante o II Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paranaense, no Paraná TIC, que acontece em Foz de Iguaçu. Assistam à entrevista com Benjamim Lemos Fernandes.


Carreira
Justiça nega vínculo de emprego de motorista com Cabify

Magistrada do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo entendeu que o modelo de negócios por aplicativos tem características próprias e que não há subordinação entre as partes.

eSocial Web tem nova funcionalidade para as empresas

Uma nova funcionalidade foi implementada no eSocial: a possibilidade de bloquear o ambiente web para edição, ou seja, não permitir a inclusão, alteração, retificação e exclusão de eventos.

Governo expande eSocial para empresas do Simples e MEI até novembro

Mas quem tiver ajustado os sistemas e quiser ingressar já no novo regime, poderá fazer a partir de segunda-feira, dia 16/07. Para as demais empresas privadas do país - que possuam faturamento anual inferior a R$ 78 milhões – o eSocial torna-se obrigatório a partir da próxima segunda-feira (16/7).

Receita Federal: Certificado Digital só é exigido no eSocial de quem já tinha essa obrigação

Por meio de nota oficial, o Fisco esclarece que o novo regime não cria nenhuma obrigação extra para o contribuinte.

eSocial: Governo flexibiliza a entrega das micro, pequenas e MEIs

Resolução vai permitir a entrega dos dados até o fim de outubro para quem não conseguir enviar nas datas escalonadas de julho e setembro. Prazo para a entrega dos dados no novo regime começa no dia 02 de julho.

TST abre código-fonte de sistema desenvolvido para o eSocial

O regime fiscal passa ser obrigatório para o setor público a partir de 1º de janeiro de 2019. Tribunal levou um ano e meio para desenvolver o sistema e dedicou 12 servidores exclusivos. "É um recurso humano precioso e caro. Tem de trabalhar para toda a administração pública", afirmou o secretário de TI do TST, Humberto Magalhães Aieres.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G