GESTÃO

Guaíra, no Paraná, monta datacenter e cria modelo de saúde digital

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 27/07/2017 ... Convergência Digital

Com pouco mais de 33 mil habitantes, Guaíra, localizada na fronteira do Brasil com o Paraguai, priorizou o uso de TICs e criou um modelo de saúde digital que está sendo replicado em outras cidades do estado do Paraná. A informatização da saúde, além de trazer os servidores para o projeto, fez saltar o número de consultas de 85 mil/mês para 135 mil consultas/mês e resultou em benefícios financeiros para a gestão pública.

"Com o serviço informatizado e funcionando, a prefeitura obteve verba do governo do estado e, como identificamos os moradores de Guaíra, conseguimos verba federal para atender os moradores do Paraguai que vêm à nossa cidade para buscar atendimento gratuito de saúde", conta Benjamin Lemes Fernandes, coordenador de TI de Guaíra. Agora, o plano é montar um datacenter próprio até o final do ano. "Vamos economizar R$ 1 milhão", aposta o especialista.

Guaíra também investe no desenvolvimento interno de software. E o primeiro deles já chegou para o cidadão: o software da capela mortuária, que permite identificar os mortos enterrados na cidade. Em telecomunicações, a cidade conta com três provedores Internet, que instalaram redes de fibra óptica. O projeto digital de Guaíra foi reconhecido e premiado pela Rede Cidade Digital durante o II Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paranaense, no Paraná TIC, que acontece em Foz de Iguaçu. Assistam à entrevista com Benjamim Lemos Fernandes.


Carreira
Brasil vai sediar Maratona mundial de programação

Competidores, de 25 países, terão 54 horas para desenvolver soluções que melhorem o acesso à Justiça. Expectativa é que a disputa conte com a participação de mais de 10 mil programadores.

Justiça diz que smartphone e notebook não podem ser retidos pela Receita na volta de viagem ao exterior

O entendimento é da 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região ao declarar nula uma apreensão e determinar que o fisco libere o equipamento para a sua proprietária.

Rio de Janeiro proíbe ligação de telemarketing fora do horário comercial

Nova lei também proíbe ligações feitas de números privativos e exige que os operadoras de telemarketing identifiquem a empresa logo no início da chamada. Medida entra em vigor daqui a 120 dias.

Serpro adota seguro para cobrir má gestão

Desde o dia 8/12, o Serpro passou a adotar o "Seguro de Responsabilidade Civil", para eventual indenização que dirigentes da estatal sejam obrigados a pagar, em virtude de erros administrativos e má gestão. O valor de cobertura do seguro será de R$ 30 milhões (1% do patrimônio da empresa). Funcionário abaixo do cargo de superintendente não goza do benefício.

Governo tem versão 2018 do ePING

Padrões de interoperabilidade são obrigatórios para todos os órgãos federais integrantes do Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação.

Nas PMEs, 93% não estão prontas para implantar o eSocial

Pesquisa mostra que a maioria das médias e pequenas empresas ainda não assimilou as consequências de não se adaptarem ao novo regime fiscal, em vigor a partir de janeiro de 2018. Empresas consideram caro o custo de implementação do regime.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G