GESTÃO

eSocial: empresas de TI precisam contratar seguro de responsabilidade civil

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 01/08/2017 ... Convergência Digital

As empresas de TI precisam se prevenir e contratar seguros de responsabilidade civil para se protegerem dos possíveis erros do sistema do eSocial, que entra em vigor em janeiro de 2018 para as companhias com receita acima de R$ 78 milhões, advertiu o consultor tributarista e empresarial Lucas Ribeiro, que participou do Paraná TIC, evento realizado de 26 a 28 de julho, em Foz do Iguaçu.

"É necessário pensar que o eSocial vai mudar muito o modelo e, apesar dos testes no sistema, podem acontecer erros", pontuou Lucas Ribeiro. "O eSocial vai impor muito mais rigor à contabilidade e às empresas, que não terão mais 'laranjas' no Simples Nacional para não pagarem tributos. Certamente vamos ter muitas autuações da Receita a partir de 2019", alertou ainda o especialista.

Lucas Ribeiro falou também da tributação sobre os serviços de computação em nuvem e sinalizou que a Receita Federal está se posicionando de forma a criar um imposto que pode vir a aumentar o custo do serviço em até 45%. "Por enquanto, esse aumento está validado para uma única empresa que fez a consulta, mas é necessário ficar muito atento." O consultor também comentou sobre a alta carga tributária imposta ao segmento de TIC. Assistam à entrevista com Lucas Ribeiro.


Carreira
Falta de mão de obra qualificada espanta investidores no Brasil

Mais de 50% dos jovens brasileiros podem ficar fora do mercado de trabalho por falta de qualificação e de habilidades digitais. A advertência foi feita por especialistas que debateram sobre educação e capacitação digital no Painel Telebrasil 2019.

INSS conclui a revisão de 10 milhões de eventos no eSocial

Segundo o órgão, apenas 40 empresas de um total de 1.400 inicialmente retidas ainda estão com pendências.

Uber assume o serviço do governo federal TaxiGov, mas em contrato temporário

Desde o dia 25 de abril, o Uber é responsável pelo serviço TáxiGov, que já atendeu cerca de 15 mil servidores e colaboradores do governo federal. Licitação para a contratação pelo período de um ano está em curso, diz a secretaria de gestão do ministério da Economia.

Imposto de Renda: mainframes do Serpro operaram com pico de 89,6% de capacidade

Estatal, responsável pelo recebimento das declarações, disse que o tempo de resposta dos programas ficou em torno de 0,02%. O processamento total dos documentos recebidos termina nesta sexta-feira, 03/05.

Ministério Público regulamenta uso do WhatsApp para intimações judiciais

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) regulamentou o uso do WhatsApp para intimações de processos que tramitam no órgão e no Ministério Público.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G