GESTÃO

eSocial: empresas de TI precisam contratar seguro de responsabilidade civil

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 01/08/2017 ... Convergência Digital

As empresas de TI precisam se prevenir e contratar seguros de responsabilidade civil para se protegerem dos possíveis erros do sistema do eSocial, que entra em vigor em janeiro de 2018 para as companhias com receita acima de R$ 78 milhões, advertiu o consultor tributarista e empresarial Lucas Ribeiro, que participou do Paraná TIC, evento realizado de 26 a 28 de julho, em Foz do Iguaçu.

"É necessário pensar que o eSocial vai mudar muito o modelo e, apesar dos testes no sistema, podem acontecer erros", pontuou Lucas Ribeiro. "O eSocial vai impor muito mais rigor à contabilidade e às empresas, que não terão mais 'laranjas' no Simples Nacional para não pagarem tributos. Certamente vamos ter muitas autuações da Receita a partir de 2019", alertou ainda o especialista.

Lucas Ribeiro falou também da tributação sobre os serviços de computação em nuvem e sinalizou que a Receita Federal está se posicionando de forma a criar um imposto que pode vir a aumentar o custo do serviço em até 45%. "Por enquanto, esse aumento está validado para uma única empresa que fez a consulta, mas é necessário ficar muito atento." O consultor também comentou sobre a alta carga tributária imposta ao segmento de TIC. Assistam à entrevista com Lucas Ribeiro.


Carreira
Empregados de Telecom questionam jornada intermitente no STF

Federação dos Trabalhadores em empresas de Telecomunicações, Fenattel, sustenta que as novas regras permitem a remuneração abaixo do salário mínimo. No todo, o STF recebeu 10 ações contestando a nova legislação. STF julgará o mérito, sem prévia análise do pedido de liminar.

Governo tem versão 2018 do ePING

Padrões de interoperabilidade são obrigatórios para todos os órgãos federais integrantes do Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação.

Entenda o impacto da Lei complementar 157/16 no setor de Telecom

Legislação traz segurança jurídica às empresas, sustenta o advogado e coordenador do Comitê Tributário da ABDTIC, Luiz Roberto Peroba.

Novo ciclo da tecnologia é oportunidade real para as PMEs no Brasil

Para Marcia Ogawa, que lidera a área de tecnologia, mídia e telecomunicações da consultoria Deloitte, demanda crescente de internet deve ampliar fatia de provedores regionais. 

Lei 157 encerra conflito ICMS X ISS nos serviços de TICs

Para o coordenador do Comitê Tributário ABDTIC, o advogado Luiz Peroba, a Lei Complementar 157/2016, que atualizou a lista dos serviços sobre os quais incide o ISS, impede, agora, que Estados queiram bitributar os serviços.

EFD-Reinf: não é só o eSocial que vai mudar a gestão da sua empresa

As corporações que não estiverem preparadas para a transmissão online das informações vão estar sujeitas a multas que podem chegar a 300% do valor pago indevidamente ao Fisco.



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G