SEGURANÇA

Mais de 8 milhões de PCs no Brasil seguem com o Windows desatualizado

Ana Paula Lobo ... 03/08/2017 ... Convergência Digital

O Brasil é o segundo mercado consumidor dos produtos de segurança da Avast, onde a companhia soma 50 milhões de usuários, perdendo apenas para os 64 milhões dos Estados Unidos, revelou nesta quinta-feira,03/08, o CTO da empresa, Ondrej Vlcek, em encontro com a imprensa na capital paulista.

O executivo apresentou dados preocupantes: No Brasil, de acordo com pesquisa feita nos meses de junho e julho, mais de oito milhões de PCs seguem com o Windows desatualizado, mesmo depois do estrago provocado pelo Wanna Cry, ransomware que realizou, segundo dados da Avast, mais de 1,750 milhão de ataques. A variante Petya, surgido logo depois do Wanna Cry, realizou 20 mil ataques.

"Esses PCs seguem com o Eterna Blue, a vulnerabilidade do Windows desprotegida. Não posso afirmar, mas boa parte desses pode ser por resistência a atualizar o sistema operacional (o Windows 7 ainda tem forte presença no mundo corporativo) e também do uso de cópia pirata", observa Vlcek. O CTO da Avast não descarta novos megaataques de ransomware.

"Os sistemas operacionais têm vulnerabilidades e se tornaram um pesadelo para quem trabalha com segurança da Informação. E não é apenas o Windows. O Android, com o Chrome, também dá arrepios", completou o executivo. A Avast não tem escritório no Brasil, mas contratou os serviços de um Datacenter local, em São Paulo, para reduzir a latência no download do software de segurança que é gratuito.

A monetização do software, admite o CTO, vem da possibilidade da oferta de serviços por terceiros, entre eles as operadoras de telefonia móvel e da revenda dos dados coletados, mas esse é um ponto ainda a ser trabalhado. "A venda dos dados é uma possibilidade, mas ainda não temos uma estratégia definida para atuar. Sabemos que o big data é uma realidade, mas temos que saber como remunerar as informações coletadas sem criar atrito com o usuário", completa.

Como é uma empresa de capital fechado, a Avast não revela números de faturamento, mas afirma que 40% dos PCs no mundo utilizam o serviço da Avast, o que significa uma carteira com 430 milhões de usuários.


Soluções de Segurança para a Sociedade
Não delegue a segurança cibernética apenas para a TI

Para mitigar os riscos com ataques hackers, toda a corporação precisa se unir, adverte Jun Goto, vice-presidente Sênior da NEC Corporation.

Em menos de um mês, 2,5 milhões de brasileiros caem em golpes pelo WhatsApp

Levantamento do Kaspersky Lab indica que estratégia é associar golpes a marcas famosas como Walmart, Assaí, Caixa Econômica, Burger King, Kibon, Spotify, Banco do Brasil, Santander, O Boticário, Lojas Americanas e Senac. 

Mais de 1 milhão de brasileiros acessam golpe de emprego pelo WhatsApp

Mais uma vez, os cibercriminosos usam a falsa promessa de emprego fácil para atrair os internautas.

Internet das Coisas dispara o número de ataques hackers a sistemas Linux

Novos botnets, entre eles, um 'renovado' Mirai, que em 2016 causou bastante estrago, são esperados para este ano.

Nova quebra de segurança conseguiu alterar software da urna eletrônica

“Fizemos o equivalente a um ‘jailbreak’ de um telefone celular moderno, só que na urna eletrônica”, explica o professor Diego Aranha, que a exemplo de 2012 liderou equipe que demonstrou vulnerabilidades do equipamento. 



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G