Convergência Digital - Home

Itaipu Binacional avança no uso da nuvem e disciplina rotina de TI

Convergência Digital
Ana Paula Lobo e Pedro Costa - 07/08/2017

Ao implementar a governança, a área de TI remodelou o seu papel na Itaipu Binacional, revela o superintendente de Informática e Telecomunicações, José Washington Medeiros. "Havia o sentimento que tudo que fazíamos não tinha reconhecimento da empresa e ficava a sensação que sempre tinha muita coisa por fazer. Com a governança, alinhamos a TI com o negócio e trouxemos a inovação", reportou o executivo em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o Paraná TIC, evento realizado de 26 a 28 de julho, em Foz do Iguaçu.

Hoje, o maior desafio da área é ser o pilar do redesenho do negócio da Itaipu Binacional, que passa por grandes transformações em função das próprias mudanças do setor elétrico. "A Itaipu Binacional 3.0 está sendo escrita, e precisamos dar todo o amparo a essas mudanças", reforçou Medeiros.

O uso da nuvem é uma das aliadas. A Itaipu tem serviços na nuvem pública e privada. "O objetivo inicial era virtualizar os servidores, depois evoluímos e agora temos um espaço para nossos servidores e fornecedores. A nuvem é essencial nos negócios". Assistam à entrevista com o superintendente de Informática e Telecomunicações, José Washington Medeiros.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis

Destaques
Destaques

Nuvem não é e não será gratuita

Os departamentos de TI precisam aceitar o fato de que só porque um aplicativo está na nuvem, não significa que ele esteja economizando dinheiro ou alcançando um retorno sobre o investimento maior.

Apenas 10% das empresas conseguem usar o big data para identificar fraudes

A maior dificuldade é identificar onde estão os dados para serem analisados. Atualmente o big data é usado para buscar pistas de anomalias financeiras, como duplicidade de pagamentos e revisão da folha de pagamento.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Criando uma arquitetura analítica para o futuro

Por Stephen Rigo*

O custo de não ter a arquitetura analítica adequada é alto, já que esse fator pode gerar problemas de incompatibilidade, governança, segurança, falta de acordos de nível de serviço, escalabilidade e problemas de extensibilidade.

O uso inteligente do Big Data a favor da indústria

Por Marlos Bosso*

Os impactos da revolução 4.0 são inevitáveis. Identrificar o que está por vir é o desafio dos executivos.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site