Home - Convergência Digital

Teles ainda não têm a melhor rota para atuarem em IoT

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula |Lobo* - 11/08/2017

Um estudo feito pela TeleSemana e pelo Teleco, a pedido da Amdocs, buscou compreender o papel das operadoras no ecossistema brasileiro de Internet das Coisas (IoT). O relatório apura que 29% dos entrevistados acredita que as Smart Cities são o segmento com o maior potencial de crescimento no país. Em segundo lugar aparece o agronegócio inteligente, com 23% das respostas.

Para quase 30% dos entrevistados, o papel das operadoras será atuar como plataforma neste mercado. Na verdade, a maioria delas já atua dessa maneira e o grande desafio será se concentrar em uma determinada indústria/vertical. "Muitas operadoras ainda estão focadas em compreender e analisar as oportunidades de crescimento e, neste momento, não há rota correta a seguir", diz Renato Osato, VP e CBE da Amdocs para as regiões América Latina e Caribe.

De acordo com o executivo, como a Internet das Coisas possui muitos ângulos -novos processos, tipos de tecnologia, protocolos, etc.) desde a fabricação de chips até monitoramento e infraestrutura - as operadoras ainda não estão 100% preparadas para participar de todas essas etapas.

No estudo, quando perguntados sobre os segmentos com maior potencial para um envolvimento mais ativo das operadoras, as Smart Cities também foram as mencionadas com mais frequência, chegando a 45% das respostas. Para Eduardo Tude, presidente da Teleco, isso se deve ao interesse em investir e desenvolver soluções IoT para a sociedade como um todo.

"Nós não só desenvolveremos soluções para o usuário final, mas também soluções focadas em melhorias para a cidade", diz o executivo.Um ponto é considerado preocupante: a segurança. Isso porque quase 79% dos entrevistados acreditam que as redes das operadoras ainda não estão preparadas para atender aos requisitos de segurança da IoT.

A pesquisa conclui que as soluções para o IoT têm amplas possibilidades e envolvem vários players no mercado. Neste momento, as operadoras estão buscando um plano de ação que vá além da conectividade neste ecossistema e que as permita se desenvolver como uma plataforma, para isso, a criação de uma rede de parceiros parece ser a fórmula que melhor permite que as operadoras ocupem um lugar de privilégio na cadeia de valores da Internet das Coisas.

O levantamento ouviu mais de 2000 entrevistados do mercado de telecomunicações, como executivos, consultores, entidades públicas e analistas de mercado. Para acessar a pesquisa complete, acesse o link: http://solutions.amdocs.com/iot-ecosystem-survey-pt.html?utm_source=Media-alert&utm_medium=PR&utm_campaign=IoT-survey

* Com informação da Amdocs



 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

17/05/2018
Mais que questões técnicas, IoT precisa resolver questões de ordem social, econômica e legal

02/05/2018
American Tower cria centro nacional de desenvolvimento de IoT para suportar rede LoRa

02/05/2018
Brasil terá uma rede de Internet das Coisas da American Tower

26/04/2018
Mirai, que ataca Internet das Coisas, avança de forma explosiva no Brasil

13/04/2018
Dados em excesso vão provocar abandono das aplicações de Internet das Coisas

12/04/2018
Chips nativos para 4K e robôs chegam à Internet das Coisas

10/04/2018
Construção civil projeta uso de Internet das Coisas para recuperar mercado

06/04/2018
Oi usa sensores de IoT para gestão de evento no Rio de Janeiro

27/03/2018
Ataques elevam investimentos em segurança de IoT para US$ 1,5 bilhão

22/03/2018
Coleta de dados por hackers não reduz interesse em IoT

Destaques
Destaques

Brasileiro cada vez mais assiste TV conectado à Internet

Pesquisa mostra que 46% dos entrevistados disseram que 'sempre' navegam na Rede enquanto assistem televisão. O smartphone é o dispositivo mais usado para navegar na Internet.

Celular é o meio mais usado para as transações bancárias

Pesquisa Febraban mostra que no mobile banking, as transações pularam de 18,6 bilhões para 25,6 bilhões, um incremento de quase 40%. Já as feitas pela Internet registraram pequeno crescimento passando de 15,5 bilhões para 15,8 bilhões em 2017.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

A grande oportunidade da IA no negócio do carro conectado

Por: Eduardo Prado *

Os dados do seu carro vão valer ouro e não falta muito para isso, antecipa o consultor Eduardo Prado, em artigo exclusivo ao portal Convergência Digital.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site