GOVERNO » Compras Governamentais

Quadrilha vencia licitações desde 2003 com cartuchos falsos de impressora HP

Convergência Digital* ... 18/08/2017 ... Convergência Digital

Sete pessoas, cinco da mesma família, foram denunciadas por terem, pelo menos durante dez anos, vencido licitações com a venda de cartuchos falsos de impressora. Segundo a denúncia, o grupo, embora de Minas Gerais, atuava em licitações em todo o país. 

“Entre os órgãos públicos lesados pelo grupo estão universidades federais (UFRJ, UFCE, UFAL, UFMT), IPEA, INPI/RJ, Fundação Oswaldo Cruz, Receita Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério das Relações Exteriores, Exército Brasileiro, Tribunal Regional Federal da 2ª Região e até o Supremo Tribunal Federal (STF)”, lista o Ministério Público Federal. 

Segundo ainda o MPF, “as fraudes remontam no mínimo ao ano de 2003 e foram praticadas pelo menos até junho de 2013”, quando começaram os mandados de busca e apreensão. A investigação começou por denúncia da fabricante americana Hewlett-Packard

As empresas inicialmente investigadas foram a D'Ponte Distribuidora Ltda, a E-Click Soluções em Informática Ltda e a Suprimais Comércio de Suprimentos, todas elas situadas em endereços próximos, na cidade de Itaúna/MG, mas não eram as únicas. 

“Quando as fraudes eram descobertas e punidas pelos órgãos públicos lesados, inclusive com o impedimento para participar de novos certames, os acusados criavam outras pessoas jurídicas, quase sempre em nome de terceiros, para continuar praticando as mesmas atividades”.

Daí a descoberta de outras pessoas jurídicas envolvidas, como Worldtech Comércio e a Service; Optimiza Comércio de Informática; Comercial de Informática Victor Hugo; Orldtech Comércio e Service Informática e Gigaprint, todas elas já extintas e sucedidas por outras. Tinham ainda, um site para vendas pela internet, bomdmais.com.br.

A denúncia envolve contrabando, fraude a licitações, falsificação de documentos, falsidade ideológica, associação criminosa e crime contra as relações de consumo, todos eles praticados no âmbito de um esquema de comercialização de suprimentos de informática falsificados.

* Com informações do MPF


Consumidor com mais de três linhas telefônicas em casa pode ter de prestar contas à Justiça

Proposta de projeto de Lei foi apresentada pelo Deputado Heuler Cruvinel (PSD/GO), com o intuito de reprimir golpes telefônicos. Se passar, as operadoras de telefonia tereão de notificar as autoridades de segurança em até 48 horas.

Carteira de trabalho digital tem mais de 110 mil downloads

Foram 2,6 mil downloads por dia desde o final de novembro quando o aplicativo foi lançado. A maior parte dos downloads foi para o Android.

Confederação de teles e TI quer R$ 1 bilhão para Sistema S das TICs

“Nossa prioridade para 2018 é garantir os recursos para esse sistema fazer frente às necessidades de formação e capacitação para a transformação digital”, diz o presidente do Sinditelebrasil, Eduardo Levy. 

Governo retoma piloto de IoT com chips para coleta de dados

Governo criou um comitê interministerial para integrar as políticas de RFID às do Plano Nacional de Internet das Coisas. Iniciativa, parada há três anos por falta de consenso, batizada de SINIAV, começa a sair do papel com pilotos em Pernambuco e no município de Santo André, em São Paulo.

Governo discute se IoT é valor adicionado ou Telecomunicações

"Há prós e contras e precisamos analisar bem para definirmos a melhor governança", diz o diretor do MCTIC, José Gontijo. Sobre Internet das Coisas, Gontijo é taxativo: O Brasil não pode adiar mais uma definição sobre Lei de proteção de Dados Pessoais.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G