GOVERNO » Compras Governamentais

Quadrilha vencia licitações desde 2003 com cartuchos falsos de impressora HP

Convergência Digital* ... 18/08/2017 ... Convergência Digital

Sete pessoas, cinco da mesma família, foram denunciadas por terem, pelo menos durante dez anos, vencido licitações com a venda de cartuchos falsos de impressora. Segundo a denúncia, o grupo, embora de Minas Gerais, atuava em licitações em todo o país. 

“Entre os órgãos públicos lesados pelo grupo estão universidades federais (UFRJ, UFCE, UFAL, UFMT), IPEA, INPI/RJ, Fundação Oswaldo Cruz, Receita Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério das Relações Exteriores, Exército Brasileiro, Tribunal Regional Federal da 2ª Região e até o Supremo Tribunal Federal (STF)”, lista o Ministério Público Federal. 

Segundo ainda o MPF, “as fraudes remontam no mínimo ao ano de 2003 e foram praticadas pelo menos até junho de 2013”, quando começaram os mandados de busca e apreensão. A investigação começou por denúncia da fabricante americana Hewlett-Packard

As empresas inicialmente investigadas foram a D'Ponte Distribuidora Ltda, a E-Click Soluções em Informática Ltda e a Suprimais Comércio de Suprimentos, todas elas situadas em endereços próximos, na cidade de Itaúna/MG, mas não eram as únicas. 

“Quando as fraudes eram descobertas e punidas pelos órgãos públicos lesados, inclusive com o impedimento para participar de novos certames, os acusados criavam outras pessoas jurídicas, quase sempre em nome de terceiros, para continuar praticando as mesmas atividades”.

Daí a descoberta de outras pessoas jurídicas envolvidas, como Worldtech Comércio e a Service; Optimiza Comércio de Informática; Comercial de Informática Victor Hugo; Orldtech Comércio e Service Informática e Gigaprint, todas elas já extintas e sucedidas por outras. Tinham ainda, um site para vendas pela internet, bomdmais.com.br.

A denúncia envolve contrabando, fraude a licitações, falsificação de documentos, falsidade ideológica, associação criminosa e crime contra as relações de consumo, todos eles praticados no âmbito de um esquema de comercialização de suprimentos de informática falsificados.

* Com informações do MPF


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Vinte e dois anos depois, governo tenta, mais uma vez, criar uma identidade nacional

Mais um Grupo de Trabalho foi montado para fazer o projeto sair do papel. Objetivo é criar uma base digital que unifique documentos diversos como Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho, Título de Eleitor e Certificado de Reservista.

MCTIC quer destravar acordo Telebras/Viasat por banda larga em 100 dias

Em entrevista ao portal do Palácio do Planalto, o ministro Marcos Pontes ambém falou sobre levar robótica para as salas de aula.

Caio Mario de Andrade é o novo presidente do Serpro

Perfil escolhido para a estatal é de um empreendedor da Internet. Vice-presidência ficará com um servidor de carreira, Wilson Biancardi Coury, que estava cedido à Rede Nacional de Pesquisa.

MCTIC quer modelo privado para o financiamento à inovação

“Temos a Finep, mas precisamos de um modelo de parceria com o setor privado”, afirma o novo ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes.

Marcos Pontes negocia mais recursos com equipe econômica para o MCTIC

Ao ser questionado sobre TICs, o novo ministro foi bastante cauteloso. Sobre privatizações - Telebras e Correios - deixou claro que isso fica com o ministro da Economia, Paulo Guedes.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G