GOVERNO

Serpro/ITI iniciam atualização dos certificados SSL dos sites do Governo

Convergência Digital* ... 27/09/2017 ... Convergência Digital

Vários sites do governo federal apresentam as mensagens durante acesso ao site como “esta conexão não é confiável” ou “o certificado de segurança do site não é confiável”, consideradas desconfortáveis pelos usuários em busca de serviços digitais. Para acabar com o  problema, vai acontecer a atualização da versão do certificado digital da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

O certificado brasileiro integra o repositório de confiança dos principais navegadores. No entanto, apenas a versão v2 é reconhecida pelos browsers. Preocupado com o atual cenário, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI retomou os diálogos com os fabricantes dos sistemas operacionais mais populares de mercado e, tão logo, o certificado digital ICP-Brasil será automaticamente reconhecido independentemente de sua versão.

O ITI e o Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro, que é Autoridade Certificadora da ICP-Brasil vão emitir para os órgãos e entidades de Governo certificados digitais ICP-Brasil sob a cadeia v2 pela AC Serpro, uma das autorizadas a fornecer este tipo de certificado na atualidade.

Assim, quando determinada página de governo for acessada na web, o internauta não mais receberá mensagens de alerta ou mesmo terá que aceitar navegar num ambiente em que não foi possível identificar a procedência.

Em comunicado ao mercado, o ITI ressalta que a cadeia v2 possui requisitos de segurança extremamente robustos e modernos, e que a medida não traz quaisquer riscos aos sites de governo ou mesmo aos internautas. O ITI, porém, não adiantou um calendário para cumprir essa atualização.

*Fonte: ITI


3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

Diretor da Dataprev que propôs demitir mil funcionários pede exoneração

Desafeto político do presidente da estatal, Leandro Magalhães, Júlio César de Araújo Nogueira foi imposto para a diretoria da empresa pelo ex-ministro do Planejamento, Dyogo Henrique de Oliveira, que, agora, segue para a presidência do BNDES.

Câmara aprova urgência para votar a reoneração da folha de pagamento

Empresas de TI e de Call center podem ter de voltar a contribuir com alíquota de 20% , após 90 dias da publicação da nova legislação.

Decreto cria estrutura multissetorial para cuidar da transformação digital

A tradicional SEPIN, secretaria de Políticas de Informática, deixa de existir e se transforma na SEPOD, secretaria de políticas digitais, com Thiago Camargo Lopes à frente. Como política de Estado,  cobrança de resultados acontecerá em diversas pastas.

Estratégia Digital reúne antigas demandas e programas repaginados

Escolas conectadas, incentivos a isenções de ICMS, uso do Fust, apoio a startups, estímulo a exportações e até um novo Proinfo fazem parte das ações estratégicas que estimulem a economia digital no Brasil.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G