INTERNET

Icann identifica 586 endereços IP com apenas chave antiga no Brasil

Por Roberta Prescott ... 09/10/2017 ... Convergência Digital

Após a Icann adiar por tempo indeterminado a mudança definitiva da chave criptográfica usada no sistema de nomes de domínios (DNS), a Abranet questionou o quão o Brasil estava (ou não) preparado para a mudança. A entidade explicou que identificou que 586 endereços IP que relatavam apenas a chave antiga em um conjunto de dados recente, a maior parte do mês de setembro, e representavam 195 organizações diferentes, quatro das quais no Brasil. No entanto, a Icann sinalizou que tais números não têm exatidão geográfica, pois a geolocalização de endereços IP não é uma ciência exata e que não poderia tirar conclusões sobre os dados de preparação do Brasil.

De acordo com a Icann, a única informação sobre sites despreparados é obtida por meio do endereço IP de origem e para encontrar a localização de um endereço IP deve-se usar um dos vários bancos de dados de localização geográfica para endereços IP. Esses bancos de dados usam uma variedade de fontes para determinar a localização, mas é um fato bem entendido que as informações nesses bancos de dados podem ser imprecisas, representando “melhor palpite” de alguém quanto à localização.

Além disto, a Icann ressaltou que a amostra de endereços que denunciam suas chaves é muito pequena em comparação com o número total de resolvers que realizam a validação, já que somente o software de resolução mais recente suporta esse recurso de relatório. A entidade ainda não sabe o quão representativo é a amostra que reporta, de modo que realmente não é possível tirar muitas conclusões disso.

A Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (Icann) havia marcado para 11 de outubro a trocar a chave de assinatura de chaves (KSK, sigla para Key Signing Key) das Extensões de Segurança do Sistema de Nomes de Domínio (DNSSEC, na sigla em inglês), mas adiou por tempo indeterminado. A Icann acredita que postergar dará mais tempo a ISPs e operadoras para se preparar.

Em setembro, David Conrad, CTO da Icann, havia alertado provedores de serviços de Internet (ISPs) e os operadores de redes do mundo inteiro de que precisavam se certificar de que estariam preparados para a alteração das chaves criptografadas que mantêm seguro o Sistema de Nomes de Domínio da Internet (DNS), pois, do contrário, seus usuários não poderão buscar e encontrar nomes de domínio e, consequentemente, estarão impedidos de consultar qualquer site na Internet. 


Com domínio 'rio.br', o NIC.br termina a campanha Cidades.br

Os domínios "sampa.br", "curitiba.br", "poa.br" e "floripa.br" estão entre os DPNs mais populares. De acordo com o NIC.br, mais de 40 mil domínios de cidades já foram registrados, o que representa quase 8% da base de domínios sob o '.br', que não são '.com.br'.

"Nem todos os robôs utilizados na Internet são ruins", adverte o TSE

Segunda reunião do Tribunal Superior Eleitoral para tratar das chamadas fake news discutiu, entre outros temas, modelagem API ea criação de um ambiente virtual para receber denúncias e sugestões.

CGI.br: Multissetorialismo se mantém como base para a Governança da Internet

O CGI.br entregou as suas recomendações ao MCTIC para o aperfeiçoamento da estrutura da governança da Internet. Iniciativa reúne consensos entre os setores acadêmico, empresarial e terceiro setor. Há sugestões de mudança na estrutura do próprio Comitê Gestor.

FCC derruba neutralidade de rede e EUA se preparam para guerra judicial

Sem surpresas, a decisão se deu em bases partidárias: a maioria Republicana matou as regras que impediam operadoras de discriminarem tráfego na internet. Mas a decisão vai ser questionada nos tribunais. 

Assespro vai ao STF obrigar juízes a usarem MLAT nos dados fora do Brasil

Com filiados como Facebook, Microsoft e Uber, entidade quer a prevalência do acordo de cooperação judiciária com os EUA para acesso a informações de usuários, mesmo brasileiros, que estejam em datacenters no exterior.  

Revista Abranet 23 . dez 2017 - jan/fev 2018
Veja a Revista Abranet nº 23 Qual é a fórmula do sucesso? Boas práticas aplicadas por corporações bem-sucedidas sugerem um caminho a seguir. Entrevista com Tadao Takahashi. Discussão sobre a lei de proteção de dados avança. E mais.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G