TELECOM

Só um em cada três clientes recomendaria a sua operadora na América Latina

Convergência Digital ... 09/10/2017 ... Convergência Digital

Uma pesquisa em seis países da América Latina aponta que somente um terço dos clientes recomendaria sua operadora de telecomunicações a outros. No ranking elaborado a partir da preferencia dos usuários, a melhor tele brasileira aparece na décima posição. 

“As operadoras de telecomunicações enfrentam maior exigência por parte dos seus clientes e receberam baixos níveis de recomendação. Somente 34% dos usuários entrevistados nos seis países recomendariam a sua operadora de telecomunicações”, resume a diretora da Everis responsável pelo estudo, Gabriela Baez.

A pesquisa ouviu 3,6 mil usuários na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru – sendo quase um quarto deles (825) brasileiros. “O objetivo foi conhecer as experiências desses usuários interagindo com suas operadoras. Foram analisados os aspectos que são mais valorizados por eles em seu relacionamento com as empresas e as áreas nas quais os usuários gostariam de experimentar melhorias em relação aos canais digitais para contato”, explica o estudo.

A operadora do Brasil com o nível mais alto aprovação obteve 32% de pontuação, posicionando-a como a décima operadora entre as 22 avaliadas na América Latina. Além disso, 38,5% dos usuários brasileiros consideram o imediatismo na comunicação, o atendimento personalizado e a resolução rápida de problemas como os principais critérios no momento da avaliação se recomendaria a sua operadora de telecomunicações. E 53% dos usuários brasileiros consideram as redes sociais como um canal efetivo para se comunicar com suas operadoras.

“Preços e cobertura de rede são os fatores que os usuários tradicionalmente adotam para determinar a recomendação ou não. Mas a análise concluiu que valores de interação como imediatismo na comunicação, atenção personalizada e resolução rápida de problemas representam 40% dos principais motivos pelos quais os usuários recomendam suas operadoras”, conclui a pesquisa.

Segundo o estudo produzido pela Everis, 83% dos entrevistados estariam dispostos a permitir que a sua operadora empregue os seus hábitos de consumo para lhe oferecer um plano mais personalizado no momento da renovação.

O estudo sugere às teles desenvolverem novas aplicações, sobretudo alavancadas em smartphones ou o canal online, que cada vez mais clientes utilizam, devem ser combinadas com a robotização e inteligência artificial para conseguir interpretar e atender a elevados volumes de transações de forma eficaz.


Internet Móvel 3G 4G
TIM: voz ainda faz diferença para o usuário pré-pago

Pesquisa de mercado fez a operadora estender ao pré-pago o benefício da voz ilimitada para outras operadoras.  O TIM Pré Smart também oferece mensagens e ligações ilimitadas no WhatsApp e Facebook Messenger.

Anatel aprova novo regulamento para preço público de radiofrequências

Principal novidade é a possibilidade de a agência exigir compromissos de investimento como parte do valor da renovação do direito de uso do espectro.

Segurança faz Anatel antecipar bloqueio de celulares no Rio de Janeiro

Os aparelhos irregulares vão ser bloqueados a partir de 08 de dezembro, a pedido do Gabinete de Intervenção Federal no Estado. O bloqueio está implementado no Distrito Federal e no Estado de Goiás.

Disputa entre fornecedores faz Cemig Telecom adiar leilão para o dia 8 de agosto

Preço mínimo para o lote 1, que envolve a rede de banda larga nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro foi estipulado em R$ 332 milhões.  Já manifestaram interesse público, a TIM e a Claro.

TV paga: Modelo não muda e sangria de assinantes já dura três anos e meio

Depois de um período de expansão, em 2014, com a entrada das teles no segmento, o setor encerrou o mês de maio com 17,8 milhões de assinantes, o que significa a perda de 10% da base de usuários. Claro/NET concentram 50% do mercado.

Anatel rejeita pedidos de Société e Pharol para mudanças no conselho da Oi

Seguem válidos, portanto, os nomes indicados a partir da aprovação do Plano de Recuperação Judicial, em dezembro, que constituem o Conselho de Administração Transitório da supertele.

Telefónica conduz projeto de transformação digital da Avianca

O acerto terá validade de cinco anos e inclui serviços de voz tradicional, conectividade de dados, apoio de infraestrutura (LAN/WLAN/Centro de cabos), segurança digital e soluções de redes definidas por software (SDN).


Veja a revista do 61º Painel Telebrasil 2017
Revista do 61º Painel Telebrasil 2017
A edição de 2017 do Painel Telebrasil enfatizou a necessidade de atualização do modelo de telecomunicações e a definição de uma agenda digital para o País.

Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G