Home - Convergência Digital

Governo usa aplicativo para tramitação de documentos

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 09/10/2017

Já está disponível nas principais lojas virtuais o Aplicativo do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A nova ferramenta permite que servidores de órgãos públicos que aderiram ao SEI assinem e tramitem eletronicamente documentos e processos por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets. Para que os servidores possam utilizar o aplicativo é necessário que o órgão em que trabalham faça instalação da versão 3.0 do SEI.

Para os órgãos que utilizam a versão anterior do SEI e têm interesse em utilizar os recursos mais atuais que a ferramenta permite, basta acessar o Manual de Instalação disponível aqui. O aplicativo do SEI pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e Apple Store. Se a instituição ainda não iniciou a implantação do SEI, é necessário seguir as orientações para adesão que estão disponíveis na página http://www.planejamento.gov.br/pensei/como-aderir.

O aplicativo foi criado por meio de parceria entre os ministérios da Educação (MEC) e do Planejamento, e com apoio do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O TRF4 foi o órgão que criou e cedeu gratuitamente o SEI para o Governo Federal. Hoje o SEI é a ferramenta oficial do Governo Federal para implantação do Processo Eletrônico Nacional (PEN) e reduziu gastos nos 111 órgãos e entidades federais que já aderiram ao sistema. Por intermédio da gestão eletrônica, o SEI elimina trâmites em papel, resultando em mais celeridade nos processos de trabalho, na atualização de informações em tempo real, além de promover transparência.

“O SEI já está presente em quase toda a Administração Pública, amparando-se em características como: inovação, economia do dinheiro público, transparência administrativa, compartilhamento do conhecimento produzido e sustentabilidade”, completa Marcelo Pagotti, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do MP. 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

19/10/2017
Acordo no Senado prevê votação da Lei do Uber em 24 de outubro

10/10/2017
Uber leva abaixo-assinado com 815 mil assinaturas ao Senado

09/10/2017
Governo usa aplicativo para tramitação de documentos

28/09/2017
Banco Inter usa app para alcançar 1 milhão de usuários

26/09/2017
Governo de SP lança edital para contratar app de transporte

26/09/2017
Senado muda texto da Câmara e tem novo projeto para Uber e similares

18/09/2017
Idec pede política de privacidade em aplicativos do Pão de Açúcar

18/09/2017
Apps do CPqD facilitam uso de smartphones por idosos

13/09/2017
Apps móveis de São Paulo têm mais de 9 milhões de downloads

13/09/2017
Tristeza triplica uso de apps e redes sociais

Destaques
Destaques

4G mostra força diante da expectativa pelo 5G

Na América Latina,o crescimento das conexões LTE foi expressivo e a participação da tecnologia deve chegar a 28% até dezembro, alcançando 198,6 milhões de conexões ativas. No mundo, foram 2,37 bilhões de assinaturas LTE, um impulso de 59% de junho de 2016 a junho de 2017.

Classes C, D e E endossam o uso da banda larga móvel no Brasil

A pesquisa TIC Domicílios mostra que nas classes de menor poder econômico o acesso à Internet está acontecendo de forma exclusiva pelo celular. Nas classes A e B há uma divisão entre celulares e PCs.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Inteligência Artificial já faz parte da sua vida

Por Eduardo Prado*

Existem aplicações que já estão dando o que falar e a IA será cada vez mais onipresente, aponta o especialista e consultor Eduardo Prado, em artigo exclusivo para o Portal Convergência Digital.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site