GOVERNO

Casa Civil tenta padronizar análises de Impacto Regulatório nas agências

Luís Osvaldo Grossmann ... 10/10/2017 ... Convergência Digital

A Casa Civil colocou em consulta pública uma tentativa de disseminar e padronizar o uso das Análises de Impacto Regulatório pelas agências reguladoras, portanto em trabalho que valerá para a Anatel assim como outras nove agências, além do Inmetro. 

Expressamente, o objetivo dessa padronização é, segundo subchefia de análise e acompanhamento de políticas governamentais da Casa Civil, buscar “equilíbrio entre a efetivação da autonomia das agências e fortalecimento da governança e do controle social, com padrões elevados de transparência e qualidade técnica para a elaboração regulatória”.

A padronização das AIRs tem como impulso a chamada Lei das Agências, um projeto já aprovado pelo Senado (PLS 52/13), mas que ainda tramita na Câmara PL 6621/16) e aguarda o desenrolar de uma comissão especial criada para tratar exclusivamente dessa matéria. O texto como saiu do Senado prevê análise de impacto regulatório obrigatória e prévia à edição de normas. 

Além disso, é calcada no trabalho iniciado em 2007 no Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para Gestão em Regulação, mais conhecido como Pro-Reg que busca exatamente uma maior padronização do trabalho dos órgãos de regulação. 

O resultado está em um documento com diretrizes gerais e outro que é um guia para orientar a elaboração de uma AIR buscando apresentar o conteúdo básico e as linhas gerais desse tipo de análise. A lógica central é de realização de AIR previamente à adoção ou alteração de atos regulatórios, além da integração de mecanismos de participação social no processo regulatório.

Pela proposta, só estariam dispensados de análise de impacto prévia os atos normativos de natureza administrativa, com efeitos restritos à própria agência reguladora; atos normativos de efeitos concretos, voltados a disciplinar situação específica e que tenham destinatários individualizados; atos normativos voltados a disciplinar direitos ou obrigações definidos em Lei que não permitam a possibilidade de diferentes alternativas regulatórias; e atos normativos de notório baixo impacto.


Cobertura Especial do 2º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2017

Telebras desbanca teles e assume rede da Dataprev por R$ 292 milhões

Estatal assume rede que interliga 1,7 mil agências do INSS e data centers no lugar da Embratel, Telefônica, Oi e British Telecom.



Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do evento

Call centers alegam que aumento no PIS/Cofins cortaria 5% do faturamento

Segmento adere a grita do setor de serviços contra os estudos anunciados pelo Ministério da Fazenda de correção do tributo para compensar perdas de receitas.

Serpro/ITI iniciam atualização dos certificados SSL dos sites do Governo

Instituto Nacional de Tecnologia da Informação informa que serão emitidos certificados digitais na cadeia v2 pela ACSerpro para encerrar as menasgens 'esta conexão não é confiável' nos sites do governo federal. Entidade, no entanto, não divulgou um cronograma de atualização.

MCTIC precisa de R$ 2 bi para fechar ano e fala em 'pressão saudável' por recursos

"Temos que trabalhar, lutar e pressionar, porque não é um recurso que surge do nada. É um recurso muito disputado", advertiu o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

Abinee:"Com a nova TLP, o futuro da indústria é bastante nebuloso no Brasil"

Associação da Indústria Elétrica Eletrônica sustenta que a nova Taxa de Longo Prazo (TLP), no lugar da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), aprovada na MP 777, vai afetar 69% das empresas do setor que utilizam financiamentos do BNDES como fornecedoras de máquinas, equipamentos, sistemas e componentes.


Acompanhe a Cobertura Especial do WCIT 2016

Fim da gestão do Governo dos EUA abre nova era para a Internet

Desde 1º de outubro, as funções técnicas da internet – nomes, números e protocolos – não envolvem mais um contrato da ICANN com o governo americano. “O Brasil influenciou nessa transição”, diz o secretário-executivo do CGI.br, Hartmut Glaser. 


Acompanhe a Cobertura Especial do WCIT 2016

  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G