Convergência Digital

Computação em nuvem é prioridade para a estratégia digital do Brasil

Ana Paula Lobo e Pedro Costa - 23/10/2017

O Brasil tem um grande potencial e há muitas oportunidades para serem exploradas, principalmente no governo eletrônico e no uso da computação em nuvem. "O cidadão exige maior atenção e quer ser atendido de forma mais ágil. Isso exige mudanças efetivas", observa o diretor de Tecnologia e Inovação da Huawei, Fernando Velasquez.

Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante a 3ª Semana da Inovação, realizada de 16 a 19 de outubro, em Brasília, o executivo destacou ainda o uso de cloud computing. Segundo ele, a América Latina - e o Brasil está inserido no cenário - está mais atrasada na adoção de cloud, não apenas para armazenar dados, mas para a oferta de serviços mais eficiente. "Mas não hesito em dizer que a computação em nuvem é o pilar para a transformação digital".

Velasquez salienta ainda que a região precisa acelerar o uso do comércio eletrônico. "A busca por mais eficiência é prioridade", diz. Para acelerar as mudanças, a regulamentação também precisa evoluir. Assistam a entrevista.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis
Governo projeta nuvem própria para janeiro de 2018

Serpro, Dataprev e Ministério do Planejamento trabalham na unificação das bases de dados para criar uma hierarquia de acesso. São dois lotes de contratação: infraestrutura na nuvem e o broker.

Governo usa ‘broker’ em primeira fase de nuvem na administração federal

Contratação marca o início de centralização dos recursos de tecnologia da informação no Poder Executivo. De acordo com o secretário de TIC do Ministério do Planejamento, Marcelo Pagotti, esse é o começo de uma política de longo prazo. Previsão para a disputa é a segunda quinzena de novembro.

Quarto maior mercado da internet, Brasil projeta política para datacenters

Medidas de incentivo à instalação de centros de dados estão sendo negociadas para integrarem a política de Estratégia Digital, em construção no governo Federal.

Serviços digitais mudam uso e processos de compras de TI no governo

Exemplo claro de política que exige suporte tecnológico, a decisão de ter serviços governamentais completos de forma online, até o fim de 2018, transforma a própria governança de TICs na administração.


3ª Semana de Inovação 2017 - clique aqui e confira a cobertura completa.
Editora Convergência Digital
Copyright © 2005-2017 Editora Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site