GESTÃO

Lei 157 encerra conflito ICMS X ISS nos serviços de TICs

Roberta Prescott e Pedro Costa ... 09/11/2017 ... Convergência Digital

A aprovação, em nível federal e em processo nos municípios, da Lei Complementar 157/2016, que atualizou a lista dos serviços sobre os quais incide o Imposto Sobre Serviço (ISS), dá mais segurança jurídica às empresas, uma vez que ficaram delineados quais são os serviços de tecnologia da informação e de comunicações que devem pagar o ISS.

Em entrevista ao CDTV, durante o 31º Seminário Internacional ABDTIC, Luiz Peroba, advogado da Pinheiro Neto e coordenador do Comitê Tributário ABDTIC, explicou que  a lista estava desatualizada há dez anos e nela não constava diversos serviços possibilitados pela inovação tecnológica.

Peroba indicou ainda que a partir da aprovação da lei, algumas novas tecnologias, especialmente, a publicidade online e a transmissão de conteúdo via streaming, leia-se Netflix e outros, passam a ser efetivamente tributadas. "A LC 157/2016 encerra o conflito de competência entre Estados e municípios. Os Estados tentavam fazer cobrança sobre estas duas atividades sem ter lei para isto; e agora ficou claro", disse. Assista à entrevista completa:


eSocial: DCTFWeb está valendo para as grandes empresas

A Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb) substitui a Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP).

Pessoas são o porquê da transformação digital

A transformação digital não é plug and play e exige uma vontade efetiva de mudar das empresas, afirma o head de Educação Corporativa do TransformaçãoDigital.com, Mario Flores Neto.

Paraná reforça governança e se torna 2º estado mais exportador de TI

"A governança de TI independente de questão política. Ela é uma prioridade do Estado e é pensada para os próximos 30 anos", explica o coordenador da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evandro Razzotto.

Informação é essencial para evitar a 'morte' de uma PME

O empreendedor precisa estar ciente do papel dos sistemas de informações para fazer o seu negócio fluir, adverte o Coordenador estadual do Programa de TI

Pouco mais de 5% das PMEs fizeram o dever de casa com o eSocial

"O eSocial precisa ser um projeto de governo ou não vai pegar", adverte o presidente da Fenacon, Sergio Approbato Machado Júnior




  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G