GESTÃO

Estatais de TICs têm nota vermelha em ranking de governança

Luís Osvaldo Grossmann* ... 13/11/2017 ... Convergência Digital

As empresas públicas de comunicações e tecnologia tiveram notas baixas no ranking elaborado pelo Ministério do Planejamento que avalia a qualidade da governança das estatais. Telebras e Ceitec estão no grupo com o pior desempenho. Dataprev e Finep aparecem no grupo abaixo da média. Serpro é a melhor posicionada considerando-se as empresas de TICs. 

Trata-se de um indicador criado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais que na prática mede a aderência à Lei 13.303/16, também chamada de Estatuto das Estatais. Nesta primeira versão, o levantamento avaliou 48 empresas em diferentes quesitos agrupados nas áreas de ‘Gestão, Controle e Auditoria’, ‘Transparência das Informações’ e ‘Conselhos, Comitês e Diretoria’. 

“A intenção é buscar convergência para um alto padrão de gestão”, afirmou o ministro do Planejamento”, sustentou o ministro Dyogo Oliveira ao apresentar os resultados. Petrobrás, Eletrobrás e os bancos públicos estão no topo do ranking, no que o indicador Sest trata como Nível 1 de governança – o que significa que receberam notas de 7,6 a 10. 

O Serviço Federal de Processamento de Dados, Serpro, aparece no grupo de empresas com governança de ‘Nível 2’, ao lado de empresas que obtiveram notas de 5,1 a 7,5, como a Casa da Moeda, a Companhia Docas do Pará e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). 

A Dataprev e Finep vêm depois, no ‘Nível 3’, onde estão agrupadas as empresas que tiveram notas de 2,6 a 5. É o grupo com maior número de estatais avaliadas (22) e onde também figuram Infraero, Embrapa, Correios, as indústrias nucleares ou a Companhia Nacional de Abastecimento. 

No pé do ranking, no ‘Nível 4’, estão a Telebras e a gaúcha Ceitec. É o grupo que obteve notas de 0 a 2,5 nos critérios da Sest. Com 16 estatais nesse agrupamento, é o segundo maior bloco. 

* Com informações do MPOG


Haroldo: o robô especialista em defesa do consumidor

Empresa responsável diz que ferramenta é uma alternativa privada para a solução de conflitos que envolvem milhares de usuários lesados.

EFD-Reinf: A “irmã” do eSocial que a sua empresa precisa prestar a atenção

Assim como o eSocial, o módulo do SPED vai substituir obrigações impostas aos contribuintes e empregadores, entre elas, a DIRF – Imposto de Renda Retido na Fonte e a GFIP – Informações à Previdência Social.

Pagar imposto tem de ser menos complicado no Brasil

O governo digital é medida estratégica de desburocratização do governo, afirma o secretário executivo da Casa Civil, Daniel Siegelmann.

Dataprev diz que seu maior ativo são os mais de 26 bilhões de dados civis

Estatal quer se posicionar como fornecedora de serviços digitais e já contabiliza 7,5 milhões de registros ativos na sua plataforma. 

eSocial: nova fase, novas regras, novo leiaute

Os grandes empregadores deverão enviar os dados de seus trabalhadores – também conhecidos como eventos não periódicos – nos prazos definidos no Manual de Orientação do eSocial (MOS).



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G