SEGURANÇA

Tokelau, com 1,5 mil habitantes, é o domínio mais usado para golpes

Convergência Digital ... 13/11/2017 ... Convergência Digital

A China, ou melhor, o código .cn, é o registro de país mais utilizado no mundo, com mais de 20 milhões de domínios registrados até setembro de 2017. Só perde para o ‘.com’, endereço mais comum do mundo e que reúne 130 milhões de domínios. Já o segundo país com mais registros é uma pequena ilha na Polinésia, chamada Tokelau. Com 1,5 mil habitantes, o .tk reúne quase 19 milhões de registros.

Há outros países com grande número de endereços. A Alemanha (.de) tem mais de 16 milhões de registros, enquanto o Reino Unido (.uk) ultrapassa os 10 milhões. Mas a pequena Tokelau, que é uma dependência da Nova Zelândia, vem se tornando um sucesso na rede nos últimos anos. E segundo um relatório de junho deste 2017, a popularidade se deve ao uso para disseminação de malware.

No ‘Global Phishing Survey’ o . tk aparece em terceiro entre os domínios mais usados para disseminação de e-mails com malware. Diz o documento que 75% dos registros de domínios maliciosos são encontrados em apenas quatro deles: o famoso ‘.com’ e os domínios para as Ilhas Cocos (.cc), Palau (.pw) e para Tokelau.

A ilha tem só de 10 km quadrados, sem porto ou aeroporto. Os regustros de domínios são administrados por uma empresa holandesa e em grande medida oferecidos gratuitamente. Ainda segundo o mesmo relatório, acabam sendo usados por hackers da China, em sua maioria. 


Soluções de Segurança para a Sociedade
Não delegue a segurança cibernética apenas para a TI

Para mitigar os riscos com ataques hackers, toda a corporação precisa se unir, adverte Jun Goto, vice-presidente Sênior da NEC Corporation.

Novo golpe do boleto já distribuiu quase 300 mil e-mails no Brasil

Malspam (spam malicioso) foi criado especialmente para vítimas brasileiras, revela a Unit 42. Os boletos falsos são para roubar dados, senhas e nomes de usuários.

Ataques DDoS aumentam 138% e ficam, em média, em 300 Gbps no Brasil

A amplificação dos ataques de negaçaõ de serviço acendeu o sinal vermelho nas autoridades de segurança de rede do País. Os ataques mais comuns são os botnets de Internet das Coisas.

PROTESTE reprova antivírus usados nos celulares brasileiros

Associação de Consumidores testou 22 versões pagas e gratuitas de marcas como Eset, Bitdefender, GData, Kaspersky, Norton, Avira, Avast, McAffe e 360 Security. Nenhum atendeu a todos os requisitos técnicos testados.

Tokelau, com 1,5 mil habitantes, é o domínio mais usado para golpes

Código de país da ilha polinésia, ‘.tk’, é largamente utilizado para golpes na rede, segundo pesquisa global sobre phishing.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G