TELECOM

Ambiente no Brasil é hostil para investimento em Telecom

Ana Paula Lobo e Felipe Souto* ... 22/11/2017 ... Convergência Digital

O maior desafio, hoje, das operadoras competitivas é aumentar o retorno, a produtividade do investimento feito, afirma o presidente executivo da Telcomp, João Moura. Segundo ele, é preciso fazer com que cada real investido em rede produza mais atendimento e de melhor qualidade.

"Investir no Brasil é muito caro. Antes de contratar um engenheiro, é preciso contratar advogados para cuidar de temas como direito de passagem. Há custos com muitos óbices. O ambiente é hostil ao investimento", lamentou o presidente executivo da Telcomp, em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o X Seminário TelComp, realizado no dia 07 de novembro, em São Paulo.

Indagado sobre o compartilhamento de redes, Moura diz que esse é um dilema de um mercado ineficiente. "Infelizmente cada operadora teve que partir para a construção de rede própria. Estamos tentando, agora, entre as operadoras competititivass evitar essa duplicação", observou. Sobre a economia digital, João Moura diz que o Brasil avança motivado pelo 'enorme apetite do consumidor brasileiro". Assistam a entrevista.


Internet Móvel 3G 4G
5G vai ampliar uso de redes WiFi

Estudo da Wireless Broadband Alliance indica que essas redes serão cruciais para a oferta de conexões de alta qualidade e velocidade com baixa latência.

Eletrosul testa suporte por satélite com Telebras e Hughes

Com 11 mil km de linhas de transmissão, a empresa é responsável por aproximadamente 10% do sistema de transmissão do País. Piloto terá duração de 60 dias.

Rede fixa três vezes maior do que a das rivais será o futuro da Oi

O diretor de Tecnologia de Redes e Sistema da Oi, Pedro Falcão, sustentou que o backbone óptico e as redes metropolitanas são a 'joia da coroa' e despertam a ambição dos concorrentes. "A Internet de Tudo exigirá muita rede fixa", frisou.

Oi unifica mainframes para acelerar serviços digitais

Tele também montou o Centro de Gerência de Serviços, em Brasília, com a missão de unificar as ações em áreas como recarga de pré-pago e faturamento.

Sercomtel terá 90 dias para se defender da caducidade das outorgas

Novo presidente da operadora paranaense foi à Anatel pedir autorização para vender imóveis e gerar caixa, mas uma decisão depende do processo de extinção das licenças em curso, que pode levar 12 meses. 

Anatel nega cautelar para afastar fundo da Oi, mas vai apurar controle da Nextel

Para a agência, controle da tele não passa de hipótese e depende da conversão da dívida por ações como proposto pelo fundo. Em Nova York, Aurelius foi derrotado na tentativa de tirar a recuperação judicial do Brasil. 

Comissão aprova projeto que obriga teles a fazerem bloqueio de telemarketing

Proposta original para cadastro de ‘não perturbe’ deixava a tarefa com os Procons. Mas substitutivo aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara transfere a responsabilidade para as operadoras de telecomunicações.


Veja a revista do 61º Painel Telebrasil 2017
Revista do 61º Painel Telebrasil 2017
A edição de 2017 do Painel Telebrasil enfatizou a necessidade de atualização do modelo de telecomunicações e a definição de uma agenda digital para o País.

Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G