INCLUSÃO DIGITAL

PNAD 2016: celular quase encosta em TVs nos lares brasileiros

Ana Paula Lobo* ... 24/11/2017 ... Convergência Digital

O telefone móvel celular está quase encostando nas televisões nos lares do Brasil. O PNAD 2016, divulgado pelo IBGE, nesta sexta-feira, 24/11, mostra que o telefone móvel celular está presente em 92,3% dos domícilios, uma vez que pelo menos um morador possuia um celular. Já as TVs seguem reinando como o dispositivo preferido do brasileiro com presença em 97,4% dos domícilios.

Segundo ainda a pesquisa, em 63,6% dos domicílios havia acesso à Internet, com uma goleada dos celulares sobre os PCs e tablets. A maior parte dos acessos à Rede aconteceu via celular com 60,3%, os PCs responderam por 40,1%; os tablets por 12,1%, as TVs por 7,7% e 0,8% por outro equipamento. A divisão digital no Brasil não mostra sinais de redução.

O PNAD 2016 apontou o Sudeste como o maior percentual de domicílios com acesso à Internet, 71,7%. A região Norte registrou o menor percentual de domicílios com acesso através de microcomputador (20,9%) e a Nordeste, o menor percentual através de telefone celular (48,0%).

Em 2016, a população residente no País foi estimada em 205,5 milhões de pessoas e 42% dela estavam no Sudeste. Os homens eram 48,5% da população e as mulheres, 51,5%.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Swap de fibras é mandatório para levar banda larga em regiões desassistidas

Compartilhamento de infraestrutura é essencial para reduzir custos e definir modelos de negócios nas cidades onde as teles não investiram, observa o CEO da UmTelecom, Rui Gomes.

Anatel vai avaliar cobertura em banda Ka para troca de 450 MHz por satélite

Com a questão ainda empatada no Conselho Diretor, área técnica da agência terá 30 dias para demonstrar qual é a capacidade real de substituição dos compromissos assumidos pelas operadoras.

Viasat define projeto para vender Internet nas áreas mais remotas do Brasil

Segundo a vice-presidente da empresa americana, Lisa Scalpone, ofertas levam em conta a realidade de cada cidade com serviços de WiFi Comunitário, mas também será direcionada para empreendedores e usuários domésticos.

UIT: Cada 10% de penetração da banda larga eleva PIB em até 1,5%

Estudo da União Internacional de Telecomunicações indica que o crescimento da banda larga móvel tem impacto mais significativo entre os países mais pobres.

Novo edital para Cidades Digitais exige compartilhamento das fibras

Edital vai beneficiar 107 municípios com R$ 64 milhões para a implantação de infraestrutura de banda larga.

Provedores devem apontar PTTs que grandes operadoras terão que conectar

Anatel quer estabelecer os critérios para definir quais os pontos de troca de tráfego deverão constar das ofertas de referencia das teles com Poder de Mercado Significativo.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G