Home - Convergência Digital

Na era dos Robôs, um quinto da força global de trabalho vai desaparecer

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 04/12/2017

Cerca de 800 milhões de trabalhadores em todo o mundo podem perder seus empregos para robôs até 2030, de acordo com o relatório da McKinsey & CO, consultoria empresarial. Isso equivale a mais de um quinto da atual força de trabalho global.

O estudo da consltoria abrange 46 países e mais de 800 cargos, e tantos os países desenvolvidos como os emergentes serão impactados. De operadores de máquinas, funcionários de fast-food até funcionários de back-office, muitas funções serão afetadas pela automatização do trabalho.

Mesmo que o aumento do uso dos robôs aconteça de forma gradual, cerca de 400 milhões de trabalhadores em todo o mundo deverão ser substituídos por máquinas dentro de 13 anos, sustenta a consultoria e nessa leva há profissionais de TI. Mas a mudança será gradual.

Apenas 5% das ocupações atuais devem ser completamente automatizadas se a tecnologia de ponta de hoje for amplamente adotada, enquanto que em 60% dos postos de trabalho, um terço das atividades será automatizada. Mas, de acordo ainda com a pesquisa, da mesma forma como aconteceu no passado, a tecnologia não se mostrará inteiramente destrutiva. Novos empregos serão criados e os cargos existentes serão redefinidos.

Os pesquisadores da McKinsey lembram que a automação não é um fenômeno novo e citam a conclusão de um estudo publicado nos anos 1960 que diz que a "tecnologia destrói empregos, mas não o trabalho." Como exemplo, eles lembram o efeito do computador pessoal nos Estados Unidos nos anos 1980, que levou a criação de 18,5 milhões de novos empregos. 


Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

08/05/2018
Oi expande uso de chatbot para o facebook messenger

01/05/2018
Michael Dell: "Não há homens ou máquinas. Os dois só sobrevivem juntos"

27/04/2018
Negócios gerados por inteligência artificial crescem 70% e superam US$ 1 trilhão

26/04/2018
Bradesco passa a usar WhatsApp como canal de relacionamento com cliente

23/04/2018
Inteligência Artificial deixa de ser hype, mas sofre com a lacuna de talentos

02/04/2018
Haroldo: o robô especialista em defesa do consumidor

22/03/2018
NVIDIA e Data H criam primeiro curso gratuito em Inteligência Artificial no Brasil

19/03/2018
Morre nos EUA primeira vítima de carro sem motorista

16/03/2018
Inteligência Artificial não transforma o profissional em um inútil

27/02/2018
Oi vai levar chatbot para atendimento nas redes sociais

Veja mais artigos
Veja mais artigos

eSocial desafia a rotina dos Recursos Humanos

Por Juliana Andrade*

Chegou a hora de as empresas tirarem proveito da robotização, especialmente, na análise de cadastros para observar se há ou não alguma informaçaõ que destoe da atualidade. O regime fiscal online exige a reparação dos dados.

Destaques
Destaques

Juízes do Trabalho: Reforma trabalhista só vale depois da sua entrada em vigor

Decisão foi tomada por mais de 700 juízes e desembargadores. Para eles, a Lei 13.467/2017 só deve valer para processos e contratos iniciados após 11 de novembro de 2017, quando a legislação entrou em vigor.

Lei Trabalhista: TST decide que demissão só pode ser homologada no sindicato

Tema é controverso, mas o ministro Alexandre Agra Belmonte decidiu em setença que "se o empregado tiver mais de um ano de serviço, o pedido de demissão somente terá validade se assistido pelo seu sindicato".

Os 10 cargos em alta na TI para 2018

Conhecimento técnico não é mais o diferencial. Habilidades no relacionamento e de liderança estão pesando muito na hora da contratação.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site