NEGÓCIOS

PCs deixam a lista de presentes e vendas caem mais uma vez

Convergência Digital* ... 12/01/2018 ... Convergência Digital

O mercado dos Estados Unidos, com uma queda de 8% no quarto trimestre, foi apontado como um dos fatores para mais uma queda de vendas de PCs, a sexta consecutiva. As remessas mundiais de PCs totalizaram 262,5 milhões de unidades, uma baixa de 2,8% em relação a 2016, revela o Gartner. Apesar do declínio, a perspectiva para 2018 não é de mais queda. De acordo com o analista da consultoria,  Mikako Kitagawa, houve crescimento de embarques nas regiões Ásia/Pacífico, Japão e América Latina. Na região EMEA(Europa, Oriente Médio e África) houve um ligeiro declínio.

“Os resultados do quarto trimestre confirmaram que os PCs não são mais itens de presente de férias populares, mas isso não significa que os PCs vão desaparecer das famílias”, avalia Kitagawa. “O PC se tornará um dispositivo mais especializado e orientado por objetivos. Os compradores de PCs procurarão qualidade e funcionalidade em vez de procurar o preço mais baixo, o que aumentará os preços de venda média do PC e melhorará a lucratividade a longo prazo. No entanto, até que este ponto seja atingido, o mercado terá que passar pela fase de encolhimento causada por menos usuários", acrescenta o especialista.

Ranking

Segundo o Gartner, os fornecedores Top 4 - HP, Lenovo, Dell e Apple- representaram 64% dos embarques em 2017. Em 2011, por exemplo, os quatro principais fornecedores responderam por 45% das remessas de PCs, o que mostra uma concentração cada vez maior do mercado. A HP Inc. assumiu posição número 1 no quarto trimestre de 2017, uma vez que os embarques cresceram 6,6%, e sua participação no mercado totalizou 22,5%. A empresa apresentou crescimento ano-a-ano em todas as regiões, incluindo o desafiante mercado norte-americano.

A Lenovo, por sua vez, pelo quarto trimestre consecutivo registrou queda nas remessas. A empresa, no entanto, teve um crescimento moderado nas regiões EMEA e Ásia/Pacífico.Já os embarques da Dell cresceram ligeiramente no quarto trimestre de 2017. A empresa teve bom desempenho nas regiões EMEA, Ásia/Pacífico e América Latina, mas resultados fracos na América do Norte. Em geral, a Dell teve foco maior prioridade sobre a lucratividade em relação à participação no mercado. “Os principais fornecedores aproveitaram suas operações de volume para reduzir os custos de produção, afastando os vendedores pequenos a médios do mercado”, finaliza Kitagawa.


Cloud Computing
Intel; Brechas reduziram recursos dos servidores para a nuvem

Fabricante reporta ainda que os computadores estão reiniciando com mais frequência e há uma queda de até 25% em algumas das máquinas por conta da correção disponibilizada.

Cobertura Especial do 2º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2017

Telebras desbanca teles e assume rede da Dataprev por R$ 292 milhões

Estatal assume rede que interliga 1,7 mil agências do INSS e data centers no lugar da Embratel, Telefônica, Oi e British Telecom.



Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do evento

BNDES faz consulta pública para fomentar parcerias com as fintechs

O objetivo é investigar soluções tecnológicas existentes no mercado para quatro tipos de serviços: educação financeira, análise de crédito, matching de soluções financeiras e leilões reversos de crédito para financiamento.

Mundo gerou 44,7 milhões de toneladas de lixo eletrônico

Os equipamentos eletrônicos descartados – materiais com baterias, plugues, como televisões, paineis solares, celulares, computadores – pesam juntos cerca de 4,5 mil torres Eiffel.

Infraestrutura de Telecom encolhe. Notebooks superam smartphones no Brasil

Segmento de infraestrutura de telecom encolheu 5% em 2017 e expectativa de mudança de cenário é a aprovação do PL 79, que traria um incremento de 20% nos investimentos. Os notebooks estrelaram e cresceram 21%, acima até dos smartphones, com 17%.

Queda nas vendas reduz preço de tablets no Brasil

Segundo levantamento da IDC, vendas caíram 3% no terceiro trimestre, o que levou a uma redução igualmente de 3% nos valores cobrados há um ano. 

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G