NEGÓCIOS

PCs deixam a lista de presentes e vendas caem mais uma vez

Convergência Digital* ... 12/01/2018 ... Convergência Digital

O mercado dos Estados Unidos, com uma queda de 8% no quarto trimestre, foi apontado como um dos fatores para mais uma queda de vendas de PCs, a sexta consecutiva. As remessas mundiais de PCs totalizaram 262,5 milhões de unidades, uma baixa de 2,8% em relação a 2016, revela o Gartner. Apesar do declínio, a perspectiva para 2018 não é de mais queda. De acordo com o analista da consultoria,  Mikako Kitagawa, houve crescimento de embarques nas regiões Ásia/Pacífico, Japão e América Latina. Na região EMEA(Europa, Oriente Médio e África) houve um ligeiro declínio.

“Os resultados do quarto trimestre confirmaram que os PCs não são mais itens de presente de férias populares, mas isso não significa que os PCs vão desaparecer das famílias”, avalia Kitagawa. “O PC se tornará um dispositivo mais especializado e orientado por objetivos. Os compradores de PCs procurarão qualidade e funcionalidade em vez de procurar o preço mais baixo, o que aumentará os preços de venda média do PC e melhorará a lucratividade a longo prazo. No entanto, até que este ponto seja atingido, o mercado terá que passar pela fase de encolhimento causada por menos usuários", acrescenta o especialista.

Ranking

Segundo o Gartner, os fornecedores Top 4 - HP, Lenovo, Dell e Apple- representaram 64% dos embarques em 2017. Em 2011, por exemplo, os quatro principais fornecedores responderam por 45% das remessas de PCs, o que mostra uma concentração cada vez maior do mercado. A HP Inc. assumiu posição número 1 no quarto trimestre de 2017, uma vez que os embarques cresceram 6,6%, e sua participação no mercado totalizou 22,5%. A empresa apresentou crescimento ano-a-ano em todas as regiões, incluindo o desafiante mercado norte-americano.

A Lenovo, por sua vez, pelo quarto trimestre consecutivo registrou queda nas remessas. A empresa, no entanto, teve um crescimento moderado nas regiões EMEA e Ásia/Pacífico.Já os embarques da Dell cresceram ligeiramente no quarto trimestre de 2017. A empresa teve bom desempenho nas regiões EMEA, Ásia/Pacífico e América Latina, mas resultados fracos na América do Norte. Em geral, a Dell teve foco maior prioridade sobre a lucratividade em relação à participação no mercado. “Os principais fornecedores aproveitaram suas operações de volume para reduzir os custos de produção, afastando os vendedores pequenos a médios do mercado”, finaliza Kitagawa.


Cloud Computing
Governo desiste de multinuvem, mas mantém modelo de broker em licitação

Experiência também serve para validar medição de serviços em nova forma de contratação. Expectativa é de que o pregão aconteça até o início de julho. Criação de uma nuvem própria do governo não está descartada,  mas essa ficaria por conta do Serpro, Dataprev ou outra empresa do Governo.

3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

Bitcoin deve ser declarado no IR, alerta tributarista

Segundo o Advogado, Carmine Gianfrancesco, do escritório Gianfrancesco & Mazzo Advogados - especializado em Direito Tributário Empresarial com prestação de serviços de contencioso tributário - a criptomoeda é um ativo aos olhos da Receita Federal.

CADE investiga se cartel de componentes de disco rígido agiu no Brasil

Cinco empresas e trinta e oito pessoas físicas teriam participado do conluio que, entre outras coisas, combinaram preços em respostas a pedidos de cotação de clientes.

Plantronics compra Polycom por R$ 6,5 bilhões

Aquisição terá consolidação de negócios no Brasil, em especial, na área de videconferência, uma vez que as duas companhias atuam no mercado nacional.

São Paulo sedia primeiro hub da IBM dedicado à blockchain na América Latina

Investimento na tecnologia, que deverá crescer 127% nos próximos três anos, é estimado em R$ 18 milhões até 2020. Unidade será ativada no 2º semestre.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G