Home - Convergência Digital

Área de TI volta a contratar depois de dois anos de retração no Brasil

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo - 23/01/2018

Os projetos relacionados a automação de TI, computação em nuvem, BI, segurança da Informação, Inteligência Artificial e Internet das Coisas estão incentivando às corporações a retomarem a contratação de novos funcionários na área de Tecnologia da Informação, depois de dois anos em declínio, revela pesquisa anual da IT4CIO, que contou com a participação de 1500 empresas de grande e médio porte do País.

O estudo aponta que 19% dos entrevistados afirmaram que querem contratar funcionários mais seniores, contra 12% que mencionaram contratar profissionais mais baratos devido à crise política e econômica ainda existente. " 2016 foi um inferno. 2017 manteve a retração. Muitos CIOs foram trocados por gerentes de TI e houve, em muitos anos, redução da equipe de TI nas corporações. Depois de dois anos de muita contenção, as empresas percebem que precisam retomar. Isso abre vagas", avalia o diretor de pesquisas, Ivair Rodrigues.

O relatório aponta que os investimentos em TI cresceram 3,1% em Reais em 2017, um pouco mais do que a inflação projetada para o ano, que foi de 2,8%. Este crescimento poderia ter sido maior, se não houvesse a queda dos investimentos de 2,1% por parte do segmento governamental.

Desde 2015 o governo vem diminuindo os seus gastos com informática. Para 2018, 51% dos entrevistados mencionaram que terão os seus orçamentos aumentados em TI, enquanto 23% diminuirão. A previsão é de que haja um aumento médio de 5% este ano.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

10/07/2018
Inscrições para o vestibular de inverno do Inatel seguem até o dia 19

10/07/2018
Brasileiro revela pavor de perder o emprego

28/06/2018
Eles ainda assustam, mas os tabus estão caindo na hora de preencher uma vaga

25/06/2018
Quebéc, no Canadá, abre mais vagas para profissionais brasileiros de TI e games

11/06/2018
Provedora de TI nacional abre vaga de emprego na Austrália

04/06/2018
Empresa de TI abre 50 vagas para trainees em Londrina e São Paulo

29/05/2018
Copa do Mundo está aí. Sua empresa já definiu a rotina de trabalho?

28/05/2018
Freelancers no Brasil: data mining, segurança e Web em alta. Software e apps em baixa

24/05/2018
Não deixe os maus hábitos destruir a sua rotina de trabalho

23/05/2018
Greve na BBTS, ex-Cobra Tecnologia, afeta caixas eletrônicos do Banco do Brasil

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como a expatriação fortalece empresa e funcionários?

Por MarcosSantos*

O processo, que consiste em enviar profissionais para trabalhar na unidade da mesma empresa em outro país, promove uma troca de conhecimento entre a equipe da unidade estrangeira e novo colaborador, uma experiência enriquecedora de ampliação de  expertises e de uma nova atmosfera de trabalho.

Destaques
Destaques

Brasileiro revela pavor de perder o emprego

Estudo da Confederação Nacional da Indústria mostra que os profissionais brasileiros nunca ficaram tão preocupados com o emprego quanto agora. Sentimento cresce entre os homens, mas são as mulheres as mais assustadas com a possibilidade de demissões.

Profissional do futuro simplesmente não existe

A advertência foi feita pela futurista Lala Deheinzelin, criadora do movimento "Crie Futuros". Segundo ela, já não se pode mais pensar em uma profissão ou em um profissional. É preciso imaginar células, cada uma com sua capacidade. A união de todas elas é que será, de acordo com a especialista, capaz de nos levar a um mundo desejável.

Flexibilização no trabalho: prática bem longe da realidade no Brasil

Pesquisa mostra que 75% dos brasileiros ainda trabalham no formato tradicional: no escritório e no horário comercial. Estudo mostra ainda que 58% das empresas não fornecem recursos suficientes para viabilizar o home office.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site