INCLUSÃO DIGITAL

Telebras vai instalar 200 antenas por dia no programa Internet para Todos

Convergência Digital* ... 06/02/2018 ... Convergência Digital

O Programa Internet para Todos poderá instalar até 200 antenas por dia e, com isso, atender ao mesmo número de localidades diariamente no país, revelou o ministro  da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. De acordo com o MCTIC, o País tem mais de 57 milhões de pessoas sem conectividade e o satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio do ano passado e que custou cerca de R$ 3 bilhões ao Governo, está consumindo combustível com grande parte de utilização ociosa.

O Internet para Todos começará a ser implementado ainda neste primeiro trimestre e vai levar conectividade para localidades brasileiras sem acesso à banda larga. Para Kassab é o maior programa de desenvolvimento social  do governo Temer e permite a inclusão digital de todos os brasileiros. “Temos possibilidade de um avanço extraordinário em termos de conectividade, em todo o país”, reforçou o ministro.

A partir de convênios com as prefeituras, serão instaladas antenas para conectar localidades sem banda larga. Hospitais e escolas também serão beneficiados por convênios firmados com os ministérios da Saúde e da Educação, respectivamente. Já a população das localidades beneficiadas terão um custo bem menor para se conectar à internet.

Até hoje, o MCTIC já assinou convênios para usar a capacidade do satélite com três ministérios: Defesa, para que 30% da capacidade do satélite sejam usadas pelas Forças Armadas no monitoramento das fronteiras brasileiras, coibindo o tráfico de drogas e o contrabando e para segurança na comunicação governamental; com a Educação para levar banda larga às escolas públicas de todo o país. Este ano, o MEC já contratou e pagou antecipadamente para instalar banda larga em 7 mil estabelecimentos de educação; e a Saúde para levar internet para 15 mil pontos em hospitais e postos de saúde.

*Com informações do MCTIC


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Swap de fibras é mandatório para levar banda larga em regiões desassistidas

Compartilhamento de infraestrutura é essencial para reduzir custos e definir modelos de negócios nas cidades onde as teles não investiram, observa o CEO da UmTelecom, Rui Gomes.

Anatel vai avaliar cobertura em banda Ka para troca de 450 MHz por satélite

Com a questão ainda empatada no Conselho Diretor, área técnica da agência terá 30 dias para demonstrar qual é a capacidade real de substituição dos compromissos assumidos pelas operadoras.

Viasat define projeto para vender Internet nas áreas mais remotas do Brasil

Segundo a vice-presidente da empresa americana, Lisa Scalpone, ofertas levam em conta a realidade de cada cidade com serviços de WiFi Comunitário, mas também será direcionada para empreendedores e usuários domésticos.

UIT: Cada 10% de penetração da banda larga eleva PIB em até 1,5%

Estudo da União Internacional de Telecomunicações indica que o crescimento da banda larga móvel tem impacto mais significativo entre os países mais pobres.

Novo edital para Cidades Digitais exige compartilhamento das fibras

Edital vai beneficiar 107 municípios com R$ 64 milhões para a implantação de infraestrutura de banda larga.

Provedores devem apontar PTTs que grandes operadoras terão que conectar

Anatel quer estabelecer os critérios para definir quais os pontos de troca de tráfego deverão constar das ofertas de referencia das teles com Poder de Mercado Significativo.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G