Home - Convergência Digital

Brasil precisa correr para capacitar os 800 mil funcionários de call center

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo e Rodrigo dos Santos - 05/03/2018

O Brasil precisa correr para capacitar os 800 mil funcionários de call center por conta da migração do modelo de emprego da era digital, adverte o presidente do conselho de Administração da Brasscom e presidente da BRQ, Benjamim Quadros. Segundo ele, esses profissionais precisam ser capacitados o quanto antes porque o call center será robotizado pela evolução da tecnologia. "Esse é papel das empresas, do Estado e dos próprios profissionais. Há uma migração clara de empregos mais qualificados com o uso da Inteligência Artificial. Os empregos de hoje nessa área vão acabar", observa o executivo.

Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, Quadros comenta que a aprovação da lei de terceirização encerrou uma discussão sobre atividade fim e meio. Já a aprovação da nova lei trabalhista determinou uma redução nas ações trabalhistas, mas ainda há insegurança jurídica. "Temos que tratar de pontos ainda pendentes como a relação com os sindicatos e outras questões. Esperamos que todas essas arestas sejam aparadas até o fim deste ano".

Sobre o perfil do profissional da era do emprego digital, Quadros diz que, hoje, quando se pensa em Tecnologia, sem pensa em performance de time. "Não há mais espaço para o especialista sozinho. Ele precisa fazer parte de uma equipe e entenda que tem de gerar valor ao negócio", define. O executivo observa: a empresa dele tem, hoje, 256 vagas em aberto.

"Não há abundância de especialistas de TI no mercado".  Os desafios do emprego na Era Digital e Modernização das Leis Trabalhistas é tema de painel no 3º Seminário Brasscom Políticas Públicas & Negócios, que acontece nos dias 14 e 15 de março, em Brasília. Assistam a entrevista com Benjamim Quadros, conselheiro da Brasscom e presidente da BRQ.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

09/01/2019
MCTIC quer destravar acordo Telebras/Viasat por banda larga em 100 dias

28/12/2018
Marcos Pontes negocia mais recursos com equipe econômica para o MCTIC

14/12/2018
Especialista tributário sugere a adoção de um 'Simples' para TI

13/12/2018
Estado quer impor autoridade pelo poder sancionador

12/12/2018
"Nem no século 25 um robô vai tirar o lugar do homem na produção da cultura"

10/12/2018
TIM: TAC é o passivo mais rápido para aumentar investimento em redes

30/11/2018
5G exige pelo menos 100 MHz para cada operadora no Brasil

30/11/2018
5G exige rediscussão imediata da neutralidade de rede

28/11/2018
MCTIC: política pública será diferencial para avançar com o 5G

28/11/2018
Anatel: compartilhamento é obrigatório para as operadoras no 5G

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como a expatriação fortalece empresa e funcionários?

Por MarcosSantos*

O processo, que consiste em enviar profissionais para trabalhar na unidade da mesma empresa em outro país, promove uma troca de conhecimento entre a equipe da unidade estrangeira e novo colaborador, uma experiência enriquecedora de ampliação de  expertises e de uma nova atmosfera de trabalho.

Destaques
Destaques

TRT/São Paulo homologa dissídio coletivo de TI de 2018

Tribunal concedeu estabilidade para a categoria pelo período de 30 dias. O Convergência Digital disponibiliza a íntegra do acórdão entre patrões e empregados, homologado pela Justiça. Reajuste salarial acorcado foi de 2,07%.

América Latina é um celeiro de talentos para o Open Source

"Temos recursos surpreendentemente bons", diz Paulo Bonucci, General Manager da Red Hat na América Latina. Sobre a compra pela IBM, o executivo diz que a Red Hat se uniu com quem tem o DNA para atender o mercado corporativo.

Brasil despenca 12 posições em ranking mundial de proficiência em inglês

País passou ocupar a 53ª posição - estava em 41º - em ranking com 88 países, e que avalia o nível de proficiência no idioma de aproximadamente 1,3 milhão de pessoas. Desempenho da América Latina piorou.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site