Home - Convergência Digital

Brasil precisa correr para capacitar os 800 mil funcionários de call center

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo e Rodrigo dos Santos - 05/03/2018

O Brasil precisa correr para capacitar os 800 mil funcionários de call center por conta da migração do modelo de emprego da era digital, adverte o presidente do conselho de Administração da Brasscom e presidente da BRQ, Benjamim Quadros. Segundo ele, esses profissionais precisam ser capacitados o quanto antes porque o call center será robotizado pela evolução da tecnologia. "Esse é papel das empresas, do Estado e dos próprios profissionais. Há uma migração clara de empregos mais qualificados com o uso da Inteligência Artificial. Os empregos de hoje nessa área vão acabar", observa o executivo.

Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, Quadros comenta que a aprovação da lei de terceirização encerrou uma discussão sobre atividade fim e meio. Já a aprovação da nova lei trabalhista determinou uma redução nas ações trabalhistas, mas ainda há insegurança jurídica. "Temos que tratar de pontos ainda pendentes como a relação com os sindicatos e outras questões. Esperamos que todas essas arestas sejam aparadas até o fim deste ano".

Sobre o perfil do profissional da era do emprego digital, Quadros diz que, hoje, quando se pensa em Tecnologia, sem pensa em performance de time. "Não há mais espaço para o especialista sozinho. Ele precisa fazer parte de uma equipe e entenda que tem de gerar valor ao negócio", define. O executivo observa: a empresa dele tem, hoje, 256 vagas em aberto.

"Não há abundância de especialistas de TI no mercado".  Os desafios do emprego na Era Digital e Modernização das Leis Trabalhistas é tema de painel no 3º Seminário Brasscom Políticas Públicas & Negócios, que acontece nos dias 14 e 15 de março, em Brasília. Assistam a entrevista com Benjamim Quadros, conselheiro da Brasscom e presidente da BRQ.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

08/08/2018
Paraná reforça governança e se torna 2º estado mais exportador de TI

07/08/2018
Obrigações acessórias em cloud colocam empresas na mira da Receita

06/08/2018
Fabricantes tornam Internet das Coisas um ambiente sem segurança

03/08/2018
Telefônica briga pelo mercado de big data com Facebook e Google

03/08/2018
Blockchain é a globalização para países como o Brasil

02/08/2018
Parque Tecnológico Itaipu caça talentos para inovação pública

19/06/2018
5G vai impulsionar serviços que precisam de baixa latência

18/06/2018
Diferença entre homens e mulheres em TI só cai com mais mulheres no setor

16/06/2018
Embratel: Nuvem é frente para expurgar os ataques hackers

15/06/2018
Fóton: Open Banking transforma o correntista em dono de sua conta

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como a expatriação fortalece empresa e funcionários?

Por MarcosSantos*

O processo, que consiste em enviar profissionais para trabalhar na unidade da mesma empresa em outro país, promove uma troca de conhecimento entre a equipe da unidade estrangeira e novo colaborador, uma experiência enriquecedora de ampliação de  expertises e de uma nova atmosfera de trabalho.

Destaques
Destaques

'Jogo de cintura' não é balela. É sobrevivência

Mas toda flexibilidade exige limite. Um profissional precisa ter uma meta, um plano de carreira bem claro. A inflexibilidade também tem um custo para o profissional que se recusa a ver os novos tempos.

Funcionários brasileiros burlam regras de segurança de TI por software e apps

Justificativas para a quebra da hierarquia são variáveis, entre elas desponta 'porque os software baixados são melhores do que o que a minha empresa oferecia". No Brasil, boa parte não entende o efeito da Inteligência Artificial.

Brasileiro revela pavor de perder o emprego

Estudo da Confederação Nacional da Indústria mostra que os profissionais brasileiros nunca ficaram tão preocupados com o emprego quanto agora. Sentimento cresce entre os homens, mas são as mulheres as mais assustadas com a possibilidade de demissões.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site