NEGÓCIOS

IBGE: Vendas de informática estão 26% abaixo do pico alcançado em 2015

Luís Osvaldo Grossmann ... 12/04/2018 ... Convergência Digital

As vendas no comércio patinaram em fevereiro, segundo divulgou o IBGE nesta quinta, 12/4. No geral, o volume de vendas do comércio varejista nacional variou -0,2% frente a janeiro, na série com ajuste sazonal, após avançar 0,8% de dezembro para janeiro.

Entre os fatores positivos, as vendas de equipamentos de informática e comunicação, que cresceram 2,7% na passagem do mês e foram 5,8% superiores às registradas em fevereiro de 2017 – embora o acumulado em 12 meses siga negativo (-0,7%). Mas a taxa geral foi fortemente influenciada pelo recuo das vendas em supermercados (-0,6%) e do setor de vestuário e calçados (-1,7%).

O IBGE aproveita, no entanto, para mostrar o quão longe estão os diversos segmentos varejistas de seu melhor momento. No caso de informática e comunicações, o patamar atual de vendas está 26,7% abaixo do melhor desempenho do segmento, o que se deu em janeiro de 2015.

Trata-se de um retrato geral. De todos os segmentos listados pelo IBGE, os artigos farmacêuticos são os que apresentam menor diferença, apenas 1,8% abaixo de seu pico. Automóveis (-37,3%), livros e jornais (-37,3%), combustíveis (-24,2%) dão a tônica que resulta em um comércio varejista ampliado com vendas 15% inferiores de seu melhor momento, lá pros idos de 2012.


Cloud Computing
Startup adota a nuvem para viabilizar atendimento médico no interior do Amazonas

Portal Telemedicina usa APIs do Google Cloud, Firebase e ML Engine para armazenar dados de pacientes, além de detectar doenças e priorizar atendimento em clínica da cidade, localizada a 444 quilômetros de Manaus.

PowerEdge MX - Conteúdo Patrocinado Dell EMC - Convergência Digital
Dell: fornecedor tem o papel de habilitar a transformação digital

A nova linha de servidores precisa ser a base do equilíbrio entre as aplicações do futuro e o legado das empresas para assegurar escala e preservar o investimento, observa o vice-Presidente Sênior e Gerente Geral da Dell EMC Brasil, Luis Gonçalves.

Padtec vende divisão de sistemas submarinos para IPG Photonics

Fabricante brasileira vai concentrar esforços no mercado de transporte óptico de alta capacidade para redes terrestres.

Economia digital impõe gastos de US$ 380 bilhões em TI entre 2019 a 2022 na América Latina

Investimentos em TI devem fechar 2018 com um crescimento de 3,9% na região, muito em função do impacto da digitalização.

Especialista tributário sugere a adoção de um 'Simples' para TI

Não haveria a unificação dos tributos, mas a unificação do recolhimento, detalha o professor Marco Aurélio Grecco, membro associado da European Association of Tax law Professors. Grecco diz que é preciso sentar e debater logo, até porque o Fisco está mirando como cobrar imposto de serviços novos digitais, entre eles, o de coleta de dados.

Cade investiga praticas anticompetitivas contra fintechs no mercado de meios de pagamentos e financeiro

Abertura de inquérito decorre de relatório sobre os problemas estruturais do setor, em especial, os efeitos decorrentes da verticalização do setor.


3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G