Convergência Digital - Home

Serpro é a primeira empresa a vender certificado digital na nuvem

Convergência Digital
Convergência Digital - 23/04/2018

O Serpro começou a vender o NeoID, certificado digital em nuvem que traz a marca da empresa. Este novo serviço traz mais comodidade aos usuários, que poderão usar o certificado a partir de dispositivos móveis com mais segurança e agilidade, eliminando o problema de possíveis perdas ou esquecimentos do dispositivo físico como o token.

Essa solução confere uma nova experiência de uso da certificação digital e com a possibilidade de utilização de um mesmo certificado em mais de um dispositivo. A pessoa pode, por exemplo, rastrear pelo celular o uso de suas chaves, permitindo a criação de relatórios de uso, além de consultar e detalhar onde e quando usou seu certificado digital.

O credenciamento do Serpro, como Prestador de Serviço de Confiança (PSC) para certificação em nuvem, foi publicado no dia 13 de abril, no Diário Oficial da União (D.O.U), pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). O PSC é uma espécie de ente criado para armazenar os certificados digitais de usuários nos mesmos padrões de segurança já adotados para as Autoridades Certificadoras. A empresa é pioneira na certificação digital em nuvem no Brasil.

Atualmente, o par de chaves relacionado ao certificado é criado em um dispositivo que chamamos de token. Com o certificado em nuvem, a criação desse par de chaves passa a ocorrer em um dispositivo Hardware Security Modules (HSM) armazenado na infraestrutura do Serpro. Dessa forma, toda vez que for necessário o uso de um certificado (chave), ocorrerá uma comunicação entre o solicitante do uso, o HSM e o dono do certificado, ou seja, o uso do token passa a ser eliminado.

O NeoID é um serviço de certificação digital em nuvem para cidadãos brasileiros que necessitam melhorar a experiência de uso e segurança de seus dados pessoais, financeiros, fiscais, etc. Os benefícios para quem adquirir esse certificado são inúmeros: desde a praticidade e economia, passando por agilidade e segurança, já que o usuário tem controle sobre a utilização de sua chave, não precisa carregar o dispositivo token, e a assinatura pode ser realizada a partir do próprio celular. Outra vantagem é que se trata de um certificado A3, com validade de três anos.


PowerEdge MX - Conteúdo Patrocinado Dell EMC - Convergência Digital
Dell: fornecedor tem o papel de habilitar a transformação digital

A nova linha de servidores precisa ser a base do equilíbrio entre as aplicações do futuro e o legado das empresas para assegurar escala e preservar o investimento, observa o vice-Presidente Sênior e Gerente Geral da Dell EMC Brasil, Luis Gonçalves.


Destaques
Destaques

RNP muda para ir ao mercado e oferecer serviços de nuvem

“Muita coisa mudou em 10 anos. As novas definições têm mais a ver com o momento e com o futuro da RNP”, afirma o diretor-geral Nelson Simões. Até agora, a RNP atuava como broker e orquestradora com Google e Microsoft para conteúdo educacional.

Escolha o fornecedor certo. Parece simples, mas não é

Um estudo feito pelo Gartner mostra que até 2020, empresas que não utilizam computação em nuvem serão tão raras quanto as que hoje não utilizam internet. Isso porque a maioria das inovações tecnológicas é centrada em cloud.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Intuição versus análise de dados na gestão

Por Douglas Scheibler*

O poder decisório significa alta responsabilidade e inúmeros riscos. Neste cenário caótico, analisar dados é indispensável e é o que justifica uma determinada medida ser considerada como correta, em um cenário específico, em detrimento de outras.

Data Centers: agora é hora de ver acontecer

Por Gilberto Gonzaga*

O que recentemente era apenas uma tendência já pode ser observado na prática. A expectativa, agora, é que esses movimentos se consolidem cada vez mais e nos levem a uma nova era de conectividade, da qual a América Latina não ficará de fora.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site